Berlin House of One

Ev. Kirchengemeinde St. Petri - St. Marien, Bet- und LehrhausTodos os dias somos confrontados com cenários de guerra muito por culpa das diferentes opiniões religiosas em todo o mundo.

No centro da cidade de Berlim, no local onde estava edificada a Catedral de São Pedro – destruída no final da Segunda Guerra Mundial – está a nascer o projecto de uma nova construção que pode ser mais um passo para a compreensão e respeito entre religiões.

berlin1Um grupo de católicos, judeus e muçulmanos juntou-se e teve a ideia de construir um local sagrado que possa albergar uma Igreja, uma Sinagoga e uma Mesquita no mesmo edifício. O edificio foi entretanto baptizado como Berlin House of One.

As três partes do edificio terão todas o mesmo tamanho mas com diferentes formas. Espaços esses que partilham um local comum, ao centro, que oferece a possibilidade da partilha de ideias e opiniões de forma pacífica.

O projecto irá custar à volta de 43 milhões de euros, que estão a ser obtidos por crowdfunding, mas o primeiro objectivo são 10 milhões de euros, que é o valor necessário para se poder construir uma versão mais simples do edíficio.berlin2

O projecto já disponibiliza um site, para os mais interessados, onde se pode acompanhar o seu desenvolvimento ou contribuir.

Esta arrojada ideia tem causado polémica mas os envolvidos não consideram que isso possa ser um entrave para a sua edificação. O projecto é visto como um pequeno passo na luta pela paz e compreensão entre as diferentes religiões, mas um dos principais objectivos é também levar esta ideia ao resto mundo e acabar com as divisões religiosas presentes no mesmo.

Texto: Afonso Anjos