16ª Festa do Cinema Italiano – 29 de março a 6 de abril

Autoria: João Dinis Álvares (MEFT) e João Carranca (LEEC)

A 16ª Festa do Cinema Italiano vai muito mais além do que o próprio cinema e, acima de tudo, vai para além de Lisboa. Há eventos desde Beja a Coimbra a Aveiro, entre muitas outras cidades, começando dia 29 de março, quarta-feira, em Lisboa e terminando a 27 de maio em Évora.

O Festival do Cinema Italiano tem uma longa história, contando já com 16 edições. É, hoje, um dos festivais de cinema mais apreciados do país. Esta edição vai explorar a Itália dos anos 80, uma das épocas mais míticas da história moderna do país: em particular, o imaginário das férias e viagens desta época. Ao longo das últimas semanas, tem havido vários encontros gastronómicos italianos pela capital, como warm-up do festival. Dia 25, deu-se a festa de abertura no Palácio do Grilo e na segunda-feira, dia 27, foi exibido o filme “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto, fruto de uma colaboração com o festival MONSTRA 2023, festival de animação que acabou dia 26.

No Centro Cultural de Belém, já abriu também a exposição “Luigi Ghirri, Obra Aberta”, que trata de uma coleção do trabalho do famoso fotógrafo italiano Luigi Ghirri. De relevar que é a primeira exposição do artista em Portugal. Em vida, Ghirri era já considerado um dos fotógrafos mais importantes do século XX, tendo sido muito influenciado pela arte conceptual. Teve exposições por todo mundo, incluindo Nova Iorque, Paris e Colónia.

A sessão de abertura, dia 29, será no Cinema São Jorge, com o filme “L’immensità – Por Amor” de Emanuele Crialese, contando com a presença deste na sessão. Penélope Cruz é uma das estrelas do filme e a fama em Itália, tendo obtido excelentes resultados de bilheteira, é um prenúncio do sucesso que poderá ter em Portugal.

O festival irá contar com sessões de literatura, vários concertos no Cinema São Jorge, sessões para pais e filhos adaptadas para bebés, uma retrospetiva integral de Elio Petri na Cinemateca Portuguesa e Cine-Jantares,, sessões de curtas italianas e até teatro.

A sessão de teatro de 4 de abril será no Teatro Maria Matos, perto da estação Roma-Areeiro. A encenação da peça “As Vozes de Dante” contará com a presença de Toni Servillo, um dos maiores atores italianos da atualidade e protagonista do filme “A Grande Beleza”, que venceu o Óscar de Melhor Filme Internacional. A cerimónia de encerramento contará com o filme “A Estranha Comédia da Vida” de Roberto Andò, no qual Toni Servillo também é protagonista, estando este presente na cerimónia.

Todo o evento será uma oportunidade única para experienciar de perto o melhor da cultura italiana em todas as suas vertentes. Trata-se, afinal, de um dos países com mais história no cinema, tendo produzido alguns dos maiores pioneiros da história da 7° arte como Fellini.

O Diferencial estará a cobrir o evento, à semelhança de outros festivais ao longo deste ano. Esperemos que aproveitem!

Leave a Reply