Jornadas de Matemática põem Técnico a dançar

As Jornadas de Matemática, promovidas pelo n{math} – Núcleo de Estudantes de Matemática, que começaram no passado dia 4, tiveram como ponto alto do dia de hoje a actividade “Dança Fluida”. Orientada pelo escocês e também professor do Departamento de Matemática, Roger Picken, a roda de dançarinos improvisados surpreendeu e encheu de curiosidade aqueles que pelas 16:00 passavam pelo átrio principal do Pavilhão Central. A atividade pretendia fazer pensar sobre a ligação entre a Dança e a Matemática, e até onde esta ligação é visível e palpável.

Aliás, é este um dos motes destas Jornadas – A Matemática e as 7 artes. Através de uma análise profunda e cuidada, o núcleo de estudantes de Matemática apresenta-nos uma perspetiva interessantíssima e que passa, decerto, despercebida por muitos de nós que vemos e encaramos a matemática apenas como uma ferramenta. Passando pelas aleatórias peças Klavierstuck XI de Stokausen, na música, até aos estudos geométricos de procura do cânone de Almada Negreiros, na pintura, esta é uma exposição que merece um olhar atento e que nos demoremos.

As jornadas de Matemática continuam até sexta-feira dia 7, aproveitamos para destacar o workshop de Haskell, por Hugo Gomes, amanhã, dia 6, pelas 14:30. E, na sexta-feira, pelas 13:30, as R Ladies vão dar um workshop a não perder de Análise de Dados em R & Haskell.

Texto: Afonso Anjos