Avaliações prejudicam o usufruto das férias de Natal, concordam 74% dos estudantes do Técnico

Autoria: Francisco Raposo (MEFT), Leonor Costa (LEFT) e Mariana Campos (MEAer)

74% dos estudantes do Técnico concordam que a quantidade de elementos de avaliação na última semana de aulas do 2º período (P2) prejudica o usufruto das férias de Natal, conforme revela inquérito realizado pelo Diferencial com o intuito de aferir a carga de trabalho dos alunos na semana de 6 a 10 de janeiro de 2025.

O inquérito foi distribuído presencialmente nos campi da Alameda e do Taguspark, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2024, obtendo-se um total de 529 respostas válidas, uma amostra significativa da comunidade estudantil do IST. 29% das respostas obtidas foram de alunos de licenciatura, estando os restantes a frequentar um Mestrado, o que revela uma sobrerrepresentação do 2º ciclo de estudos. 

Pretendeu-se que os inquiridos fossem alunos do Técnico, em Licenciatura ou Mestrado, que estivessem, à data de resposta, a realizar Unidades Académicas além da dissertação. Excluíram-se, assim, alunos de doutoramento, alunos de Erasmus+ e alunos que estivessem a realizar somente a sua tese de mestrado.

Questões presentes no inquérito realizado pelo Diferencial. Fonte: Diferencial

Elementos de avaliação

Em relação aos elementos de avaliação que cada aluno terá de realizar na última semana do P2 , apenas 19 (~3.5%) estudantes assinalaram que não tinham nenhum, descontando avaliações opcionais, enquanto outros 159 (30%) responderam ter pelo menos 4. Em média, cada aluno terá um total de 2,96 elementos de avaliação na semana em questão, desconsiderando elementos facultativos. Em particular, os inquiridos declararam ter, em média: 1.26 MAP ou testes, 0.29 TPC ou fichas de avaliação, 1.14 entregas de projetos e 0.43 apresentações orais. 

Não se averiguou quantos elementos de avaliação os estudantes do Técnico teriam de realizar ou entregar durante as férias de Natal em si, embora seja uma realidade para uma parte da comunidade.

Estudo durante as Férias de Natal

Segundo os estatutos do Técnico, o calendário escolar, onde se insere a data das férias de Natal, é aprovado pelo Presidente do Técnico após ser ouvido o Conselho Pedagógico. No presente ano letivo, ficou estabelecido o período desde o dia 23 de dezembro de 2024 até 3 de janeiro de 2025 enquanto “Férias de Natal”. Em conjunto com os fins de semana anteriores (21 e 22 de dezembro) e posteriores (4 e 5 de janeiro) a esse período, as Férias de Natal encapsularam um total de 15 dias.

Apenas 13 alunos (~2.5%) admitiram que não iriam utilizar qualquer dia do período de férias de Natal para realizar trabalho académico. Por outro lado, 69 (13%) responderam que utilizariam entre 13 a 15 dias para esse propósito. A maior parte dos alunos (41%) assumiu trabalhar entre 6 a 9 dias durante as férias natalícias. Ademais, as respostas indicam que cada estudante trabalhará, em média, em 7.0 a 9.7 dias do período em questão. Nesse aspeto, os dois ciclos de estudo revelam resultados semelhantes embora a média entre alunos de mestrado seja ligeiramente superior (7.0 a 9.8 dias).

Percepção dos estudantes

O último grupo de questões do inquérito pedia aos alunos que se posicionassem – numa escala de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente) – em relação a um conjunto de afirmações como: “A carga de trabalho é adequada” ou “A quantidade de elementos de avaliação […] vai prejudicar o usufruto total das férias de Natal”.

Procurou-se comparar as diferentes amostras de inquiridos, agrupados consoante as suas respostas à afirmação “Não me importo de trabalhar durante as férias de Natal”. Nesse sentido, 210 dos inquiridos (40%) discordaram totalmente com a afirmação. Desses 210, 166 (79%) admitiram que iriam trabalhar pelo menos 6 dias durante as férias. É também notório um aumento geral na percentagem de estudantes que planeia estudar 13 a 15 dias consoante o seu grau de discordância face à afirmação em questão.

Ainda referente à percepção que os estudantes do Técnico têm da carga de trabalho a que estão sujeitos, é de salientar a quantidade significativa de inquiridos que discordou (totalmente ou algo) da afirmação “A carga de trabalho é adequada” – 306 dos 529 inquiridos (57%) – e, por sua vez, a quantidade que concordou com a afirmação “A quantidade de elementos de avaliação vai prejudicar/impedir o usufruto total das férias de Natal” –  398 dos inquiridos (75%).

Para além disso, 208 dos estudantes (39%) expressaram concordância total com a afirmação “Considero que a quantidade de elementos de avaliação na semana em questão vai prejudicar/impedir o usufruto total das férias de Natal.” e outros 186 (35%) concordância parcial. Em particular, 125 estudantes, cerca de 24% da totalidade de inquiridos, discordaram totalmente que “Não me importo de trabalhar durante as férias de Natal” e concordaram totalmente “(…) que a quantidade de elementos de avaliação na semana em questão vai prejudicar/impedir o usufruto total das férias de Natal” em simultâneo. 

Por outro lado, destacou-se pela positiva a resposta da comunidade estudantil à afirmação “As datas das avaliações que vou ter na semana em questão estão bem definidas desde o início do P2”, que reuniu aproximadamente 66% de inquiridos concordantes, 221 (41%) totalmente e 136 (25%) parcialmente.

Leave a Reply