Redes sociais na educação: aprendizagem de línguas estrangeiras

Autoria: Inês Mabutana (LEBiom)

Vivemos numa sociedade cada vez mais dependente de tecnologia, algo que apenas veio a aumentar com o surgimento da pandemia COVID-19. Consequentemente, surgiram novas formas de ensino de línguas estrangeiras, nomeadamente recorrendo a redes sociais.

A eficácia da aprendizagem de línguas estrangeiras através de redes sociais é um tema que pode ser considerado polémico. A maioria dos estudos existentes carecem de uma componente experimental, por exemplo na forma de análise do desempenho de alunos nesta modalidade de ensino em comparação com estudantes do ensino regular. Consequentemente, existe uma grande dificuldade em comprovar a veracidade das teorias propostas associadas à eficácia deste método. Há também uma falta de estudos experimentais a nível cognitivo e psicológico sobre este tipo de ensino.

Sendo o principal meio de comunicação, a aquisição de línguas é crucial para o ser humano. A língua materna é adquirida durante os primeiros anos de vida de uma criança, enquanto que no caso de línguas estrangeiras a aprendizagem já é mais demorada e depende de um conjunto de vários fatores, como o contexto social e familiar. De forma indireta, alguns aspetos linguísticos e gramaticais, tanto da língua materna como de uma língua secundária, acabam por ser aplicados na forma de “memes” que são publicados nas redes sociais.

O termo redes sociais abrange websites, blogs e qualquer forma de comunicação eletrónica que permita os seus utilizadores partilhar conteúdo. A utilização destas tem vindo a ser cada vez maior uma vez que facilitam os meios de comunicação assim como o acesso a qualquer informação ou conteúdo, sendo o seu público maioritariamente jovem.

Com base num estudo de Pikhart e Botezat[1], que sumariza a informação presente sobre esta temática, verifica-se que a grande maioria das pesquisas têm como foco principal os aspectos positivos da aprendizagem de línguas através de redes sociais, ignorando as dificuldades que este modelo poderá trazer. Também existe literatura sobre este tópico, apesar de ser escassa, uma vez que se tratam maioritariamente de livros sobre experiências pessoais.

Tendo em conta que a tecnologia tem evoluído imenso nos últimos anos, é de esperar que a sua utilização aumente também na educação, à semelhança do que aconteceu durante o confinamento por causa do vírus SARS-CoV-2. Deste modo, é necessário que haja uma pesquisa extensa e fiável, de forma a saber-se como aplicar as redes sociais na aprendizagem de uma língua estrangeira de forma eficaz. Isto permitiria que professores pudessem incluir esta modalidade no ensino.  Um dos aspetos a valorizar deste tipo de aprendizagem é a troca a nível cultural e linguístico que existe com a utilização de redes sociais pelos estudantes. No entanto, um problema que surge associado a este tipo de comunicação é a utilização destes meios para fins não académicos, isto é, apenas para conversar de assuntos que não sejam relevantes.

Um estudo efetuado por Slim e Hafedh[2] teve como objetivo comparar o grau de aquisição de vocabulário entre um grupo de alunos que aprendiam via Facebook e outro que aprendeu da forma tradicional. Os resultados obtidos mostraram que o vocabulário adquirido era semelhante, no entanto alguns alunos de aprendizagem “remota” afirmaram que o recurso a imagens e vídeos os ajudou no processo de memorização. Estudos efectuados noutros países chegam também à mesma conclusão, surgindo um problema associado às redes sociais poderem surgir como fonte de distração em vez de aprendizagem. É certo que para que o uso destes meios ajude a melhorar o desempenho dos alunos é necessário que estejam suficientemente motivados para aprender uma língua estrangeira.
Não há dúvida que o método de ensino de línguas estrangeiras utilizando redes sociais se mostra promissor, uma vez que apresenta várias vantagens. A possibilidade de haver comunicação em tempo real através de livestreams em canais dedicados exclusivamente para estudantes de determinada língua, assim como a criação de quizzes através de ferramentas, como os instagram stories, para avaliar vocabulário, são algumas das inúmeras aplicações diretas deste método. Desta forma, é incluída uma vasta componente interativa na aprendizagem, contribuindo para a motivação dos alunos. Contudo, ainda existe uma grande necessidade de pesquisa  devido à falta de evidência científica e pedagógica da eficácia deste método na atualidade. Assim, será possível definir a melhor forma de aplicá-lo.

[1] – Pikhart, M., & Botezat, O. (2021). The Impact of the Use of Social Media on Second Language Acquisition. Procedia Computer Science, 192, 1621–1628. https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.08.166

[2] – Slim, Hadoussa and Hafedh, Menif. Social Media Impact on Language Learning for Specific Purposes: A Study in English For Business Administration. Journal of Teaching English with Technology (TEwT), 2019, 19(1): 56-71.