2º Prémio Jorge Dias de Deus entregue à melhor tese de Mestrado na área da Física

Autoria: Francisco Ferreira (MEIC-T)

No passado dia 15 de outubro, foi entregue na Sala de Reuniões do Pavilhão Central o Prémio Jorge Dias de Deus, que distinguiu, nesta edição, a melhor tese de mestrado na área da Física. O prémio, iniciativa do Gabinete de Tecnologia, Recreativa e Cultura (GTRC) da AEIST, foi entregue a João Santos, com o tema de tese “Radiation reaction in Magnetized Black Holes”. 

Numa cerimónia que contou com uma introdução feita pelo presidente da AEIST, Pedro Monteiro, homenageou-se o professor Jorge Dias de Deus, ex-dirigente da AEIST no mandato de 63/64, posteriormente presidente do Técnico no mandato de 91/92 e presidente do Departamento de Física (DF) por duas vezes (1987-1989 e 1995-1998). Maria Moura, diretora do GTRC, caracterizou o professor Dias de Deus como “um verdadeiro homem da ciência e da tecnologia multidisciplinar” e afirmou que o prémio honra a sua vida e o mérito científico dos estudantes.


Seguiram-se intervenções do professor Carlos Santos Silva, do Conselho Pedagógico, e de Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico. Apesar de não terem trabalhado diretamente com o professor Dias de Deus, ambos o reconhecem como uma personagem incontornável não só na história do Técnico como no panorama da Física Internacional, um pensador “fora da caixa” que gostava de “picar” os seus colegas para os motivar a ir mais além.

O júri, constituído pelo professor Luís Miguel de Oliveira e Silva (Professor Catedrático do DF e presidente do Conselho de Escola), pelo professor Luís Humberto Viseu Melo (professor do DF), pelo professor Vitor Manuel dos Santos Cardoso (professor do DF) e por Maria Moura congratulou todas as 8 teses apresentadas a consideração pelo “fantástico trabalho realizado” e atribuiu 2 menções honrosas: “Heavy Neutrino-Antineutrino Oscillations at the FCC-ee” (Bruno Oliveira) e “Arbitrarily non-paraxial electromagnetic wave-packets in particle-in-cell codes” (Rafael Russo de Almeida).


A sessão terminou com a entrega do prémio ao aluno João Santos, no valor de 1000€, por ter resolvido um problema de eletromagnetismo na curva espaço-tempo: “Sinto-me muito honrado por receber o prémio Jorge Dias de Deus, ainda por cima como aluno de doutoramento do GRIT/CENTRA [Centro de Astrofísica e Gravitação, criado em 1994 pelo professor Dias de Deus]. É também muito bom do ponto de vista académico, ver o nosso trabalho ser reconhecido desta forma”.

Leave a Reply