O Diferencial, jornal dos estudantes do Instituto Superior Técnico, é dirigido a todos os membros da comunidade universitária e pretende manter o leitor a par daquelas que são consideradas as maiores discussões da atualidade, tanto ao nível da Universidade, como do país, como do Mundo. A equipa do Diferencial acredita que, em todos estes três níveis, a prática da democracia é tanto melhor quanto o quão informados se encontram os seus constituintes.

Dado que o Técnico proporciona aos alunos um espírito crítico profundo no que toca às respetivas áreas científicas, o Diferencial propõe-se fomentar nestes um sentido crítico direcionado aos outros campos e problemas da vida como a política, a filosofia, a cultura e a humanidade em geral. Por meio do fornecimento de uma informação detalhada e fundamentada pretende-se criar uma consciência alargada e generalizada dos direitos e deveres inerentes à cidadania.

O Diferencial, enquanto ferramenta de informação, não está sujeito a qualquer influência de cariz económico, partidário, ou de qualquer outro grupo que possa eventualmente condicionar uma imparcialidade de conteúdo imprescindível ao objetivo máximo de deixar o leitor formar a sua própria opinião. Deste modo o jornal tem em vista motivar uma argumentação saudável e crítica entre os leitores.

Através de uma agenda cultural pretende-se chamar a atenção para os principais eventos ligados à cultura em todas as suas vertentes e, desta forma, promover a crescente expressão artística evidente em Lisboa, bem como no resto do país.

No seio da era global, a equipa do Diferencial acredita na capacidade de mudança e na generosidade desta geração, pelo que se compromete a fazer deste jornal nada menos do que um incentivo ao pensamento crítico independente e um ponto de apoio para que cada um participe o melhor possível na construção da sociedade.


* O Jornal Diferencial é escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico, mas conforme a escolha de cada redator, os artigos que não seguirem essa regra serão assinalados com um asterisco junto ao nome do respectivo redator.

Actualizado a 06/06/2019

Deixar uma resposta