O futuro da música portuguesa: Os artistas a manter debaixo de olho

Autoria: Teresa Coelho (LEFT)

Atualmente, há cada vez mais e mais artistas portugueses a inovar no vasto mundo que é a música nacional. No entanto, quem ouve a rádio portuguesa não diria a mesma coisa, com o foco constante nos mesmos artistas e estilos musicais, acabam por não desempenhar o papel de divulgar novos nomes que saiam das normas e modas atuais. 

Foi por esta razão que eu, estando um dia a ouvir uma das playlists de recomendações que o Spotify com tanto carinho prepara para mim, me apercebi da quantidade de músicos portugueses que não recebem a atenção devida. Assim, aproveito para comentar sobre alguns artistas que definitivamente valem a pena averiguar.

emmy Curl

Catarina Miranda Trindade, conhecida no mundo artístico como emmy Curl, é proveniente de Vila Real de Trás-os-Montes e junta o melhor de dois mundos: a tradição e o contemporâneo. 

O seu novo álbum, Pastoral, inspirado nas canções tradicionais do norte de Portugal, dá uma nova vida a estas obras, trazendo elementos do pop atual à mistura, o que nos deixa com um álbum fascinante e inovador.

Bombazine

Como o público português não se cansa de indie pop/rock, apresento-vos os Bombazine, uma banda formada em 2022 por cinco amigos, Filipe Andrade, Miguel Figueiredo, Manuel Granate, Manuel Protásio e Vasco Granate. O grupo começou a sua jornada musical com o EP, Grã-Matina, lançado em 2023, seguido pelo seu mais recente álbum, Samba Celta.

Os projetos da banda levam-nos numa bela viagem por um Portugal musical moderno acompanhado de melodias cativantes que prendem qualquer um.

João Borsch

João Diogo Santos Borges, ou no cenário artístico, João Borsch, é um jovem músico português, conhecido pela sua excentricidade e atuações contemporâneas que dão uma nova face ao pop português.

O músico ganhou algum reconhecimento ao participar na edição do Festival da Canção em 2024, sendo um dos favoritos do público depois de levar ao palco do concurso uma energia nunca antes vista com a música “… Pelas Costuras”.

As suas obras abrangem os temas mais diversos, desde a melancolia até ao renascimento enquanto pessoa, seguindo o percurso do artista.

Estes são apenas alguns nomes que têm o potencial de crescer nos próximos anos. No entanto, como estes, há muitos outros que transformam a música portuguesa todos os dias, com os mais diversificados estilos. Portanto, se achas que música portuguesa não é para ti, ouve alguém desta lista, e pensa de novo. De certeza que há algum artista que vai de acordo com os teus gostos.

Leave a Reply