“Faltem às aulas e venham aqui” – 32ª edição da Semana de Informática trouxe 80 empresas ao Técnico

Autoria: Francisco Fernandes (LEIC)

Pela segunda vez na sua história, a Semana de Informática (SINFO) teve lugar no espaço de eventos do Técnico Innovation Center (TIC). De 17 a 21 de fevereiro, uma audiência composta tanto por alunos como por visitantes externos teve a oportunidade de assistir a 15 palestras lideradas por figuras de renome em diversas áreas do setor, como Machine Learning e Game Development, e de conhecer as 80 empresas que marcaram presença no evento.

A sessão de abertura da 32ª edição da SINFO contou com a presença da Professora Ana Teresa Freitas, Presidente do Departamento de Engenharia Informática do IST, do Vice-reitor da Universidade de Lisboa, Luís Castro, e ainda do Professor Rogério Colaço, Presidente do IST, cuja formação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais  indubitavelmente se revelará útil caso o sismo que se fez sentir durante a sessão tenha deixado marca permanente no TIC, edifício que acolheu o evento pela segunda vez na sua história.

Comum às palavras de todos os intervenientes foi a apreciação da importância do evento para a preparação profissional dos alunos de Engenharia Informática. “Faltem às aulas e venham aqui”, sugere o Presidente do IST. “Aquilo que se passa durante esta semana é único”. Todos os presentes enalteceram ainda o trabalho da comissão organizadora, composta integralmente por voluntários, representados nesta sessão pelo organizador Tomás Simões.

A comissão é composta em 44% por mulheres, um número do qual Ana Teresa Freitas se orgulha. Nas suas várias intervenções, a Presidente do DEI salientou a importância de trabalhar no sentido da igualdade de género na Licenciatura de Engenharia Informática, curso que contou com apenas 20% de representatividade feminina nas colocações pelo Concurso Nacional de Acesso, no ano letivo 2023/2024.

De acordo com Simão Ribeiro, membro da equipa de marketing da SINFO, em entrevista ao Diferencial, parte do mission statement que guia o processo de organização do evento é “fazer com que os alunos percebam que não é um sonho trabalhar nestas empresas”. Refere-se a alguns dos gigantes que marcaram presença através dos palestrantes, nomeadamente Fernando Macedo, alumni do Técnico e Software Engineer na EA Sports, mas também a parceiros do evento como a Oracle, multinacional americana com uma grande fatia do mercado de cloud services.

A acrescentar à forte presença empresarial, oferta de workshops e oportunidades de networking, a organização da SINFO introduziu este ano um palco secundário, dando lugar a sessões mais próximas e informais entre os palestrantes e a audiência, que em edições anteriores se viam condicionados a uma interação limitada devido ao estreito encadeamento das palestras. Mais ainda, esta edição contou também com uma secção dedicada às startups da Unicorn Factory

Segundo Simão Ribeiro, outra das novidades para a edição de 2025 foi a aposta reforçada na divulgação do evento, aspeto que aponta como sendo possivelmente o “mais desafiante” da sua organização. Os frutos deste esforço puderam ser vistos espalhados pela cidade, com presença em diversas localizações, inclusive na forma de outdoors colocados na A1.

Embora não tenham sido divulgados dados concretos, tudo isto contribuiu para uma edição que a organização diz ter superado as anteriores, não só em termos de visitantes, superior ao número recorde de presentes na SINFO 31, mas também no seu papel como evento que procura, nas palavras de Simão Ribeiro, “inspirar e educar” os alunos de Engenharia Informática.

Leave a Reply