“Future Awaits”: TFC apresenta o mais recente protótipo movido a hidrogénio

Autoria: Catarina Curado (LMAC) e Francisco Teixeira (LEMec)

No passado dia 23 de setembro, pelas 17h30, realizou-se a apresentação pública do segundo protótipo desenvolvido pelo núcleo de estudantes Técnico Fuel Cell (TFC). A cerimónia, que teve lugar no Salão Nobre, contou com a presença de toda a equipa responsável pelo projeto e reuniu ainda centenas de pessoas que aguardavam com expectativas a revelação do novo veículo.

Future Awaits” foi o lema escolhido para apresentar oficialmente o TFC02, o mais recente protótipo do TFC. Movido a hidrogénio, este carro com perfil citadino combina tecnologia avançada com eficiência energética, resultante de um trabalho de equipa notável, já reconhecido em competições internacionais.

O mais recente protótipo do Técnico Fuel Cell. Fotografia: Diogo Ferreira

A sessão abriu com Afonso Cruz, membro da equipa, que deu as boas-vindas ao público e contextualizou o projeto. De seguida, tomou a palavra o professor Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Técnico, que classificou o protótipo como um “projeto extraordinário e multidisciplinar”. Sublinhou que “este carro é um manifesto do método que se aprende no Técnico”, salientando também que o trabalho desenvolvido pelos núcleos de estudantes de protótipos constitui uma parte essencial da vivência académica e da formação no IST. Terminou felicitando toda a equipa pelo empenho e pela dedicação demonstrados ao longo de tantos meses de trabalho.

Para Manuel Andrade, Head of Open Innovation da Galp – principal parceira da equipa há já vários
anos -, a participação em projetos deste tipo, antes da entrada no mercado de trabalho, revela-se de enorme importância. Recorda ainda a dimensão prática e formativa deste projeto.

De seguida, Pedro Camarate, líder de equipa e fundador do núcleo, agradeceu aos patrocinadores e às famílias presentes, relembrando as dificuldades e exigências de todo o projeto. Para Camarate, os novos membros do núcleo representam um contributo essencial, pelo seu potencial na construção do TFC02 e do TFCamões, este último sendo o primeiro veículo urbano autónomo do núcleo.

Com um novo design, uma melhor eficiência e descrito como o “culminar de muitas horas de trabalho e de muitos jovens talentosos a dedicar corpo e alma para poder inovar”, o líder da equipa explicou que o novo modelo fez engenheiros da Ferrari olharem para eles e fazerem-lhes perguntas, porque “questionar é a palavra-chave para um engenheiro”.

Pedro Camarate destacou também a importância de ir para além da teoria, pois considera crucial o desenvolvimento de competências sociais, o trabalho de equipa e um ambiente de trabalho saudável. Foi este ano, na Shell Eco Marathon, competição em que o TFC compete, que se ouviu “os portugueses são máquinas de trabalhar”, tendo sido a única equipa em 40 anos a apresentar dois protótipos na competição. 

Pedro Camarate, líder de equipa do TFC. Fotografia: Diogo Ferreira

João Querido, diretor técnico mecânico, explicou as especificidades do carro e o seu novo design: Para melhorar a eficiência e reduzir o drive (por drive entenda-se resistência ao movimento), a forma dada ao veículo foi baseada numa pequena gota de água, “permitindo aproveitar o espaço, reduzir a mancha aerodinâmica e diminuir o tamanho e a complexidade”. Acrescenta ainda que melhoraram a interligação do sistema e reduziram, em relação ao primeiro protótipo, o peso total do carro de 130 para 102 kg.

Para entender a parte elétrica, Gonçalo Lázaro, diretor técnico elétrico, explicou o sistema de telemetria, os periféricos e o sistema de propulsão do TFC02. Contou também a sua evolução no TFC e o que aprendeu sobre ser engenheiro: um bom engenheiro é aquele que se adapta melhor e resolve mais fácil e rapidamente os problemas que surgem pelo caminho.

Diogo Valdrez, líder do departamento de Sistemas Autónomos, apresentou em detalhe o TFCamões. Notou que o objetivo do protótipo era participar no Autonomous Urban Concept Challenge, desafio que consiste num percurso de três setores com curvas, obstáculos e estacionamento parcialmente ocupado. Este ano, embora sob desvantagem em relação aos outros concorrentes, conseguiram atingir o 6º lugar. Terminou por explicar a origem do nome do protótipo: para além de, no ano passado, se ter celebrado o quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, o veículo integra um sistema com duas câmaras, mas não utiliza a do lado direito – lado do olho perdido pelo poeta no Norte de África.

A sessão no Salão Nobre terminou com um agradecimento especial a todos os patrocinadores que ajudaram a dar vida ao projeto, seguindo-se o momento mais aguardado da tarde: a revelação do TFC02, quando a equipa destapou o protótipo.

A revelação do TFC02. Fotografia: Diogo Ferreira

Leave a Reply