Processo eleitoral para os órgãos do IST suspenso por suspeitas de irregularidades

Autoria: João Carranca (MEIC-A)

Foi suspenso, na tarde do passado dia 5 de dezembro, o processo eleitoral para os órgãos do IST, a pedido do presidente Rogério Colaço. O processo manter-se-á suspenso até que a Comissão Eleitoral e o Conselho de Escola se pronunciem em relação às suspeitas de irregularidades.

Nos passados dias 4 e 5 de dezembro, foram a votos os quatro órgãos eleitos do IST: o Conselho de Escola, a Assembleia de Escola, o Conselho Pedagógico e o Conselho Científico. Estava previsto que as urnas encerrassem às 18:00 do dia 5, tanto para estudantes como para docentes, em todos os campi.

O presidente do IST, num comunicado enviado por webmail à comunidade, refere, no entanto, que cerca de seis minutos antes da hora definida para fecho das urnas, tomou a decisão de enviar um email ao presidente da Comissão Eleitoral, Manuel Heitor, pedindo que não fosse feito o apuramento dos resultados.

Em causa está a suspeita de irregularidades no processo eleitoral envolvendo o § Único do ponto nº4 do Artigo 4º do regulamento eleitoral, que estabelece que “Os monitores que sejam alunos do IST são incluídos no caderno eleitoral dos estudantes.” De acordo com o presidente do IST, as alegações feitas referem-se, portanto, à presença de assistentes e monitores em mais que um caderno eleitoral.

Foram dadas instruções para que as urnas fossem lacradas, com o presidente do IST a assegurar que estas se encontram “em local seguro”. Até que haja pronunciamento da Comissão Eleitoral e do Conselho de Escola sobre como proceder, as urnas permanecerão seladas e o processo de contagem dos votos não será iniciado.

Leave a Reply