Autoria: Filipe Valquaresma (MEAer)
No passado dia 5 de março, o PSEM, núcleo de estudantes do IST, apresentou o seu mais recente modelo de competição, o GP23, em sessão pública no edifício Ageas Tejo, em Lisboa. Composta por “cerca de 40 a 45 estudantes do IST”, este núcleo compete desde 2013 no Greenpower, um campeonato europeu de automobilismo onde os estudantes são desafiados a construir um carro elétrico, para participar numa corrida, percorrendo a maior distância possível num tempo fixo.
Com um regulamento bastante restritivo, esta competição é disputada principalmente no campo da eficiência, explica João Coelho, o anterior coordenador-geral do projeto. O regulamento fixa o motor elétrico e as baterias que as equipas podem usar, pelo que, “com uma potência disponível equivalente à de uma torradeira, qualquer diminuição da massa do veículo ou aumento de eficiência no circuito elétrico torna-se numa enorme vantagem competitiva”.
À chegada do evento, via-se a silhueta do carro de competição coberto por um pano preto no centro da sala. Num breve discurso de boas vindas, Gonçalo Barreto, atual coordenador-geral do projeto, Pedro Amaral, Vice-Presidente do IST, e um representante dos anfitriões da Seguro Directo/Ageas dirigiram algumas palavras aos presentes. Pedro Amaral salientou o que considera ser os excelentes resultados obtidos, uma vez que os grupos estudantis do Técnico, muitas vezes “quase fazem omeletes sem ovos”. Em conjunto, e após contagem decrescente, o pano foi levantado para revelar o “campeão” GP23, o protótipo que venceu quase tudo na época passada.
De seguida, o processo de projeto e fabrico do protótipo foram apresentados com mais detalhe. Perante uma plateia composta essencialmente por parceiros empresariais e institucionais, os vários líderes de departamento explicaram as melhorias que levaram o GP23 a praticamente “varrer” a competição – na época passada, venceram 2 das 3 corridas de qualificação, não terminando a terceira, tendo, mesmo assim, chegado à final, em que se sagraram campeões internacionais.
No final da apresentação, houve ainda tempo para uma surpresa: a voz nos altifalantes pedia aos presentes que olhassem pela janela, onde se pôde ver em ação o GP23, a circular rapidamente pela rotunda junto ao prédio, para gáudio de todos.
A curto prazo, a equipa tem como objetivo efetuar algumas melhorias no modelo do GP23 para competir na final deste ano, uma vez que o desempenho bem sucedido terá inspirado as equipas adversárias a melhorarem os seus modelos, o que faz com que as vantagens anteriores possam já não ser suficientes, segundo Vítor Gonçalves, anterior diretor técnico responsável pelo protótipo.
Em paralelo, a equipa encontra-se também a projetar já o GP25, o modelo que promete levar a competição na época de 2024/2025, almejando introduzir ainda mais melhorias e repetir os feitos de sucesso do GP23.