Expresso ISTrain: da ideia ao design

Autoria: Filipa Rio (MEEC)

No dia 19 de setembro, o ISTrain – o primeiro núcleo de estudantes em Portugal dedicado a construir um comboio de competição – apresentou o design do seu protótipo para o Railway Challenge 2026, no Salão Nobre.

O ISTrain teve origem no desafio lançado pelo professor e investigador do Instituto Superior Técnico (IST), Hugo Magalhães, que incentivou um grupo de alunos a representar a Escola no Railway Challenge, uma competição anual organizada pela Institution of Mechanical Engineers no Reino Unido com o objetivo de construir locomotivas [1]. Fundados em janeiro de 2025, a equipa conta com 30 membros ativos separados em diversos departamentos: Structures & Aerodynamics, Powertrain, Vehicle Dynamics, Marketing & Logistics, Board & Financial Council and Electronics & Software.

No passado dia 19 de setembro, a equipa apresentou pela primeira vez o design do protótipo que será levado à competição. A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente do IST, Pedro Amaral, do professor Hugo Magalhães, de um dos fundadores do Railway Challenge e investigador no setor ferroviário, Simon Iwnicki, e de representantes de grandes nomes  da indústria, como a Siemens, Comboios de Portugal (CP), Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), Infraestruturas de Portugal (IP), e RAIL CoLAB.

Na abertura do evento, o engenheiro João Torres, um dos fundadores do ISTrain, afirmou: “Ambition turns into engineering and engineering into innovation”, destacando no seu discurso a importância deste projeto e a necessidade de inovar no setor ferroviário, que se encontra estagnado em Portugal. 

O Vice-Presidente do IST realçou a relevância do trabalho desenvolvido pelos alunos, salientando que este constitui um desafio constante para os docentes, levando-os a melhorar e procurar novas formas de trabalhar e olhar para os problemas.

Por sua vez, na sua intervenção, o professor, Hugo Magalhães, reforçou a importância da investigação no setor ferroviário: “We need more railway engineers”.

De seguida, a mesa redonda, moderada por Virgínia Infante, Presidente do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), focou-se no tema “Engineering the future of the rail: innovation, the talent and global challenges” e trouxe ao palco Simon Iwnicki, Paulo Duarte, o diretor executivo da PFP, e João Fernandes, o presidente do conselho da RAIL CoLAB. Os convidados partilharam o seu percurso no setor ferroviário e refletiram sobre como atrair mais estudantes e engenheiros para a área, de que forma podem apoiar o ISTrain, e que benefícios o núcleo pode trazer para a comunidade. Durante a conversa, Paulo Duarte afirmou: “We don’t have a railway industry in Portugal and we desperately need one”, destacando a enorme necessidade em haver profissionais com novas mentalidades nesta área e que o setor ferroviário é bastante high tech, mesmo que possa não aparentar.

Aliya Magno Ibrahimo, a atual team leader do ISTrain e uma das suas fundadoras, agradeceu à equipa, patrocinadores, e professores que os apoiaram, acrescentando que o núcleo está à procura de novos membros, independentemente da sua área de estudo, com vontade de contribuir para o projeto.

Quanto à competição Railway Challenge, fundada em 2012, Simon Iwnicki introduziu a todos os presentes no Salão Nobre a sua história, objetivos e funcionamento. Esta competição, criada com o objetivo de despertar a curiosidade dos mais jovens pelos desafios do setor ferroviário, foca-se no design e construção de uma locomotiva que é testada contra os protótipos feitos pelas outras equipas. Simon Iwnicki apresentou a lista de desafios que todas as equipas devem ter em conta enquanto constroem o seu protótipo, realçando o quão necessário é ter engenheiros de todas as áreas nesta indústria. 

Seguidamente, a equipa apresentou o design da sua locomotiva, LOCO01-Andorinha, que tencionam levar à próxima edição do Railway Challenge, com recurso a um vídeo. O nome da locomotiva tem origem na mais antiga carruagem a vapor da CP em Portugal, prestando assim homenagem a esta. Os coordenadores de cada área explicaram em detalhe o design expondo assim o trabalho árduo realizado, ao longo de vários meses, pela equipa. Por fim, deixaram o público experimentar e interagir com uma simulação que criaram, juntando todos os componentes realizados pelas diferentes áreas.

Para finalizar a cerimónia, o representante institucional da Siemens, o maior patrocinador do projeto, reforçou a importância do trabalho da equipa do ISTrain. 

O Diferencial teve a oportunidade de falar com a equipa do ISTrain, posteriormente ao evento, que descreveu o quão positiva e enriquecedora esta experiência foi para todos: “Sendo o nosso primeiro evento, foi um grande desafio, mas também uma excelente oportunidade para nos organizarmos, partilharmos o nosso trabalho e recebermos feedback direto da comunidade. Sentimos que este evento marcou um passo importante para consolidar o núcleo.” 

Os membros do núcleo voltaram a sublinhar que todos os que queiram juntar-se ao ISTrain serão bem-vindos. Reforçaram ainda que o setor ferroviário tem um enorme potencial de impactar na mobilidade sustentável, tornando este projeto numa oportunidade única para colocar em prática conhecimentos técnicos, desenvolver novas competências e trabalhar em equipa.

Com a apresentação do design concluída, o próximo desafio do ISTrain será transformar o conceito em realidade, preparando a locomotiva para a competição de 2026.

Design Freeze da locomotiva LOCO01-Andorinha, Salão Nobre | Fotografia: Filipa Rio

Referências: 

[1] https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/campus-e-comunidade/novo-nucleo-de-estudantes-quer-aproximar-o-tecnico-da-ferrovia-e-desafiar-estudantes-a-inovar-sobre-carris/

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