AEIST celebra o seu 112º aniversário

Autoria: Diogo Faustino (MEAer) e Maria Rosa (LEIC)

A sessão foi aberta com a sala ainda pouco lotada, por David Ferreira, o presidente da Mesa da Assembleia Geral de Alunos (MAGA), que aproveitou a ocasião para relembrar a história da Associação e as suas principais figuras. Com estas evocações, lembrou que a AEIST sempre foi um espaço de cidadania, onde os estudantes do Técnico se reúnem para debater.

O presidente do Instituto Superior Técnico (IST), Rogério Colaço, fez suas as palavras de David Ferreira, afirmando que a AEIST é “uma escola dentro de uma escola”. Dedicou algumas palavras ao bem estar da comunidade e garante que o indicador que mais o preocupa é o “disengagement” dos alunos. Aproveitou também a ocasião para salientar a importância da participação dos jovens na vida política, realçando o clima, o equilíbrio geopolítico, a empregabilidade e o custo de vida como os tópicos mais relevantes da atualidade.

Seguiu-se Leonardo Pedrosa, administrador da Federação Académica de Lisboa (FAL), que destacou o papel da AEIST na criação de uma relação de proximidade com os estudantes. A cerimónia prosseguiu com o discurso de Ana Dias, ex-diretora da AEIST no mandato de 92/93 e atual membro externo do Conselho de Escola e presidente da Associação dos Antigos Alunos do IST (AAAIST). Dirigiu-se aos presentes falando sobre a importância social da AEIST, com vários recados aos dirigentes atuais. Garante que a ação mais importante dos dirigentes associativos é a mobilização dos estudantes, salientando o papel do ensino superior como elevador social e lamentando a forma como o aumento dos custos de vida tem acarretado um aumento do abandono escolar entre aqueles com mais dificuldades financeiras.

Vítor Sá, funcionário da Secção de Folhas que falou em representação dos funcionários da AEIST, começou por referir que durante o ano de 2024 celebrará 50 anos de vida, 25 dos quais passados na Associação. Defende que a evolução da mesma tem sido notória e que só tem a agradecer, em nome dos restantes funcionários, pelo cuidado e atenção que os dirigentes lhes têm dedicado.

Por fim, Pedro Monteiro, o recém-eleito presidente da Direção da AEIST, reforçou a Associação como sendo uma voz imprescindível na proteção da democracia. Focou o seu caráter reivindicativo e propulsor da mudança em variados tópicos, como a defesa dos direitos humanos, igualdade de género e ambiente.

A cerimónia foi encerrada por uma atuação da Tuna Feminina do IST.