AEIST organiza debate sobre as Eleições Europeias

Autoria: Francisco Raposo (MEFT)

No passado dia 24 de maio, a Associação dos Estudantes do IST (AEIST) dinamizou um debate sobre as Eleições Europeias do próximo dia 9 de junho no Técnico Innovation Center (TIC), com a presença de candidatos de diferentes partidos políticos e coligações.

O coordenador do Gabinete de Apoio e Representação Estudantil (GARE) da Direção da AEIST, Jorge Marques, esclareceu em declarações ao Diferencial que, dada a importância das Eleições Europeias, a AEIST decidiu organizar este debate porque acredita que é a missão das associações de estudantes promover este tipo de iniciativa para esclarecer os estudantes e incentivar à sua participação no ato eleitoral.

O evento, que acolheu dezenas de estudantes, contou com representantes de diversos partidos e coligações que concorrem a estas eleições, em particular Vânia Neto, da Aliança Democrática (AD), Ana Catarina Mendes, do Partido Socialista (PS), António Costa Amaral, da Iniciativa Liberal (IL), Alexandre Abreu, do Bloco de Esquerda, (BE), Miguel Chambel, do Livre, e Inês Guerreiro, da Coligação Democrática Unitária (CDU). Dos restantes partidos com representação parlamentar na Assembleia da República Portuguesa, ausentaram-se o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), não tendo este correspondido ao convite da AEIST, e o Chega, que afirmou não ter candidatos disponíveis para o evento. A moderação esteve à responsabilidade de Rúben Martins, jornalista do Público.

Tendo iniciado com os testemunhos de cada candidato sobre a diferença que cada um faria, caso fosse eleito, enquanto representante no Parlamento Europeu, o debate focou-se depois nas principais problemáticas que afetam atualmente a União Europeia e nas propostas que cada partido defende para colmatá-las. A discussão prendeu-se principalmente no papel da União Europeia na regulamentação da inovação, sendo a Inteligência Artificial o exemplo atual mais premente, na transição energética e nos impactos económicos associados, no crescimento do euroceticismo e de forças não democráticas no seio da União Europeia, e em matérias de segurança, numa altura em que a guerra ocupa um espaço mediático significativo. Houve ainda oportunidade para a participação do público, tendo cerca de uma dezena de membros da plateia colocado as suas questões aos candidatos presentes. O evento, que se prolongou por três horas, acabou com o apelo ao voto por parte do moderador.

As Eleições Europeias constituem a eleição dos 720 membros do Parlamento Europeu nos próximos cinco anos. Em Portugal, a ida às urnas decorrerá no próximo dia 9 de junho, e serão preenchidos os 21 mandatos eleitos pelo círculo português naquele Parlamento. Para mais informações sobre as eleições e sobre a influência das decisões do Parlamento Europeu na vida dos cidadãos da União Europeia, visita a página do site da União Europeia sobre o assunto. Aqueles que pretendem inscrever-se para o voto antecipado em Mobilidade nestas eleições poderão fazê-lo no respetivo site da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna até o dia 30 de maio. 

Leave a Reply