Autoria: Renato Pestana (LEIC)
Atletas portugueses fazem história com 3 títulos na quarta edição do U17 Portugal Open de Badminton, realizado entre 22 e 24 de novembro, nas Caldas da Rainha.
A quarta edição do U17 Portugal Open, realizado no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha, foi um grande sucesso para os atletas nacionais. Em três dias de competição intensa, Portugal conquistou três títulos em cinco possíveis, repetindo o feito do ano anterior.
O maior destaque da competição foi Tiago Berenguer, que venceu pela terceira vez consecutiva a prova de singulares masculinos, derrotando o também português, César Rodrigues. Termina assim a sua participação no escalão Sub-17 como o atleta mais bem-sucedido da história do torneio.
Nos singulares femininos, Maribel Sousa fez história ao tornar-se a primeira portuguesa a chegar à final, perdendo para a ucraniana Polina Prykhodko. No entanto, o desaire não a impediu de conquistar o título de pares femininos, onde fez parceria com Rafaela Silva, vencendo a dupla francesa Clea Baque e Celeste Dalidet no que foi o primeiro título para um par feminino português na história da competição.
O terceiro título foi garantido por Tiago Berenguer e Rafaela Silva nos pares mistos que derrotaram o par franco-britânico Soren Gothsener e Anna Stewart.
A única final sem representação portuguesa foi nos pares masculinos, vencida por uma dupla francesa, onde o melhor resultado nacional nesta edição foi alcançado por Artur Fernandes e César Rodrigues, que atingiram os quartos de final.
Com 89 atletas de 11 países em competição, entre os quais 36 atletas de 17 clubes portugueses, a 4ª edição do torneio U17 Open Portugal mostrou-se um grande sucesso para Portugal e os seus atletas.
Referências
[1] – Federação Portuguesa de Badminton (Acedido a 23 de novembro de 2024)
[2] – Facebook da Federação Portuguesa de Badminton (Acedido a 23 de novembro de 2024)
[3] – BWF (Acedido a 24 de novembro de 2024)