Autoria: Ângela Rodrigues (LEFT)
No dia 3 de março, abriu a 1ª fase de candidaturas aos mestrados e mestrado integrado no Instituto Superior Técnico para o ano letivo 2025/2026. Este concurso destina-se exclusivamente a estudantes não internacionais e termina às 17h de 21 de março.
Entre os dias 3 e 21 de março, estarão abertas as candidaturas para os estudantes que pretendam prosseguir o 2º ciclo de estudos no IST. De acordo com a informação disponibilizada na página, podem candidatar-se a este concurso: titulares de grau de licenciado ou equivalente legal de qualquer escola, desde que seja reconhecido pelo Conselho Científico; detentores de currículo científico ou profissional que comprove a capacidade para realização do mestrado e também estudantes que estejam a concluir a licenciatura. Este concurso não se destina a estudantes internacionais.
Estou a terminar o terceiro ano e agora?
A condição necessária para que os estudantes que estão a concluir a licenciatura se possam candidatar é que tenham mais de 138 ECTS concluídos à data da candidatura. Os estudantes nestas condições devem comprovar que os créditos foram realizados, submetendo um documento em PDF do currículo de matrícula, com as unidades curriculares, número de ECTS, notas e média à data de candidatura. É também necessário apresentar uma declaração, sob compromisso de honra, a comprovar a média de 1º ciclo.
Os estudantes que se encontram a terminar a licenciatura têm também de apresentar o comprovativo de conclusão do 1º ciclo até ao final do prazo para confirmação de matrículas, sob pena de perderem a vaga. Adicionalmente, os alunos do Técnico têm que “efetuar o pedido da Certidão de Registo do 1º Ciclo no Connect até ao final do prazo de confirmação de matrícula”.
Como posso fazer a candidatura?
A candidatura é realizada na plataforma de candidaturas, onde é necessário preencher as secções: “Habilitações”, “Outras Atividades e Competências”, “Línguas”, “Dados para Seriação”, “Deficiências” e “Informações Adicionais”. Além disso, é também necessário submeter os seguintes documentos: Curriculum vitae; Certificados de habilitações discriminado (unidades curriculares realizadas, ECTS e notas finais) e com média; documento a especificar a escala das classificações académicas, caso não tenha concluído o grau de licenciatura no sistema de ensino português; declaração sob compromisso de honra (para os estudantes que ainda não concluíram o 1.º ciclo); comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura; documento de identificação ou fotocópia simples do documento de identificação do mesmo.
Toda esta documentação é obrigatória, mas também podem ser submetidos documentos não obrigatórios como certificados ou cartas de recomendação.
Relativamente ao emolumento de candidatura, após a candidatura ser submetida, é gerada uma referência multibanco, sendo que “o pagamento deverá ser efetuado até 3 dias úteis após a submissão e lacragem da candidatura”. As primeiras duas candidaturas estão sujeitas ao pagamento de 50 euros cada, as restantes 100 euros cada. Esta taxa não é reembolsável, independentemente do resultado da candidatura.
Como é que sei quais os critérios de seriação e as vagas?
Os candidatos são seriados tendo em contas os critérios Afinidade (A) entre o curso a que se candidatam e o que possuem, Natureza do Grau (N), Sucesso Escolar (MFC) e Avaliação curricular (B). O cálculo da classificação da candidatura é dado pela seguinte fórmula:
180*(0.3*A + 0.3*N/5 + 0.4*MFC/200) + B
Mais informações sobre o que é considerado em cada critério, podem ser consultadas no Regulamento de Ingresso no 2º ciclo do Instituto Superior Técnico.
Relativamente à oferta formativa para 2025/2026 e ao número de vagas, estes também podem ser consultados na página dedicada ao Concurso de Acesso a Mestrados. Quando estiveres a fazer a tua candidatura, não te esqueças de verificar a nota de candidatura mínima.
Já sei como fazer a candidatura, mas não tenho a certeza do mestrado que quero seguir
Para além das várias feiras de ensino onde o Técnico estará presente, no 12 de março, entre as 15h00 e as 19h30, realizar-se-á o Dia dos Mestrados do Técnico, onde será possível saber mais sobre a oferta formativa, programas de mobilidade e iniciativas de desenvolvimento de carreira. Os interessados devem inscrever-se aqui.
O que preciso fazer quando souber os resultados?
O prazo de publicação dos resultados provisórios é dia 11 de abril, seguindo-se um período de reclamações até 15 de abril. No dia 28 de abril, são conhecidos os resultados definitivos. A partir dessa data, e até dia 9 de maio, os colocados devem realizar a pré-matrícula para reservar a vaga atribuída, através do pagamento de uma taxa de 100€ que será deduzida na propina do curso de colocação.
Se não ficaste colocado, a 2ª fase de apresentação de candidaturas realizar-se-á entre 16 de junho e 11 de julho.