Autoria: João Carranca (MEIC-A)
Sexta-feira, dia 7 de março, o presidente do IST apresentou em Assembleia Geral de Alunos (AGA) um conjunto de normas propostas para a potencial alteração ao método de ensino, que pode retornar várias cadeiras ao modelo semestral.
Na 2ª AGA ordinária do mandato, a convite do presidente da Mesa da Assembleia Geral de Alunos (MAGA), Rogério Colaço apresentou um conjunto de normas para a alteração ao PERCIST (Princípios Enquadradores para a Reestruturação dos Cursos de 1º e 2º Ciclo do IST). O novo sistema vai passar pela organização das cadeiras por cores, de acordo com a sua tipologia de oferta (Tronco comum, Opcionais, Opcionais livres, Minors e HACS) e com o número de cursos a que são oferecidas.
De acordo com o presidente do IST, o sistema de ordenação proposto, em caso de aprovação das alterações ao PERCIST, será o seguinte:
UCs verdes
Uma mudança na extensão temporal das cadeiras nesta categoria é comunicada ao Conselho de Gestão (CG) pelo departamento responsável pela UC, garantindo que a proposta cumpre as normas PERCIST e juntando os pareceres favoráveis à alteração por parte do coordenador de curso e do delegado de curso onde a UC é oferecida. Estas cadeiras não implicam comunicação entre múltiplos departamentos. Exemplo: Análise de Estruturas, UC apenas oferecida em Engenharia Civil.
UCs amarelas
Nesta categoria são obrigatórios os pareceres de todos os coordenadores e delegados dos cursos onde a UC é oferecida. A decisão relativamente à proposta de alteração é tomada pelo CG, após análise dos pareceres e da viabilidade de implementação da proposta de alteração em todos os planos curriculares. Exemplo: Sistemas Digitais, UC oferecida em LEEC, LEAer e LEFT.
UCs vermelhas
O CG ausculta os departamentos relativamente às suas pretensões de manter ou alterar o regime de implementação destas UCs. Nestes casos, a decisão final implica um consenso entre os departamentos responsáveis pela oferta, as coordenações e os delegados de curso. Exemplo: Cálculo II, cadeira transversal.
UCs azuis
A alteração do regime de implementação é comunicada ao CG pelo departamento responsável pela sua oferta. Exemplo: HACS
UCs laranja
As UCs laranja mantêm-se em regime intensivo. Aqui incluem-se todas as cadeiras de 3 ECTS.
A implementação da revisão do PERCIST terá início esperado a partir de 2026/27, havendo a hipótese de ter lugar já em 2025/26.