Quebras significativas nas taxas de aprovação de Eletrotécnica no 2º ano da licenciatura

Autoria: João Carranca (LEEC)

Apesar de ainda não haver QUCs para as cadeiras de 1º semestre, com as notas já lançadas em secretaria é possível calcular taxas de reprovação provisórias. Cadeiras como Algoritmos e Estruturas de Dados (AED), Análise de Circuitos (ACir) e Sinais e Sistemas (SS) têm grandes quebras em relação ao ano passado, com AED e SS a ficar abaixo dos 50% de aprovação.

Concluídas as avaliações das cadeiras de primeiro semestre, já é possível ter uma ideia de como evoluíram as taxas de aprovação em relação ao mesmo período do ano passado. No caso da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC), 3 das 6 cadeiras de 2º ano tiveram retrocessos significativos.

Análise de Circuitos, cadeira de introdução à eletrónica e fundamental para o resto do curso, desce de 77% de aprovação para 54,1%, uma descida que resulta de uma mais que duplicação da percentagem de reprovados, de 13,9% para 35%. O número de não avaliados aumenta também mas de forma residual, de 9,1% para 11%.

Gráficos de aproveitamento de ACir comparando com 2022/23. Fonte: Fénix

Sinais e Sistemas, que, em 2022/23, fechou o semestre com uma taxa de aprovação de 70,4%, desce agora para 49,9% com 212 alunos não aprovados. Trata-se de uma cadeira que é lecionada em conjunto com Engenharia Biomédica e que sofreu uma alteração significativa na sua metodologia de avaliação entre os dois anos letivos, sendo que, da época normal para a época de recurso, o peso dos laboratórios na nota final passou de 50% para 0%. Assim o exame passou a valer 100%, independentemente da nota de laboratório obtida em época normal. Trata-se de uma alteração pouco comum e sem precedente na cadeira desde a chegada do MEPP.

Gráficos de aproveitamento de SS comparando com 2022/23. Fonte: Fénix

AED, que já possuía nos anos letivos de 2021/22 e 2022/23 uma das piores taxas de aprovação da licenciatura, desce também substancialmente no que toca à percentagem de aprovados. Em 2022/23 foram 57,8%, mas este ano apenas 44,4% obtiveram aprovação. O caso de AED é especial pois a cadeira apresenta desde 2022/23 um número de não avaliados sem paralelo com qualquer cadeira da licenciatura e já apresentava em 2021/22 a segunda pior taxa de não avaliados no curso. Em 2023/24 foi 31,3%, valor que não é sequer o mais alto no pós-MEPP, já que em 2021/22 chegou a quase 37%. A descida da taxa de aprovação deve-se então a um aumento da percentagem de reprovados de 12% para 24,4%. Trata-se de uma cadeira com três componentes de avaliação, duas das quais cuja realização é obrigatória para que os alunos sejam tidos como “avaliados” na pauta final. Entre as três está um projeto com duas fases de entrega a que a própria docência da cadeira se refere como sendo “complexo”. O exame e projeto possuem nota mínima, ao contrário dos laboratórios que não são obrigatórios., apesar de terem peso na avaliação final.

Gráficos de aproveitamento de AED comparando com 2022/23. Fonte: Fénix

Estas quebras significativas em cadeiras chave da área principal do curso não inspiram confiança para o aproveitamento académico futuro daqueles que atualmente frequentam LEEC. São dados que certamente serão analisados a fundo tanto pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores como pelo Conselho Pedagógico do IST com vista a aferir o que levou a tais quebras e fazer as correções necessárias.