Reestruturação profunda do currículo de LEEC e alterações em MEIC possíveis já em 2025/26

Autoria: João Carranca (MEIC-A)

No passado dia 18 de dezembro, o Conselho de Escola (CE) do IST aprovou alterações curriculares à Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) e ao Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC). Competências Comunicacionais em Engenharia Informática e de Computadores (CCEIC) cai como cadeira obrigatória a partir de 2025/26. LEEC terá reestruturação profunda.

Na última reunião do ano civil de 2024, o CE aprovou planos de reestruturação curricular para LEEC e MEIC, que já tinham recebido pareceres positivos do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico. 

No caso de MEIC, as alterações serão apenas ligeiras, com algumas mudanças de nomenclatura de cadeiras, a fusão das cadeiras de Procura e Planeamento e Representação do Conhecimento e Raciocínio e a remoção de Ciência de Dados da lista de opções. A maior mudança será o fim de CCEIC-I e II como cadeiras obrigatórias. Os 6 créditos correspondentes passarão para o bloco das opções livres a começar já em 2025/26.

LEEC será alvo de alterações significativas com vista a modernizar e atualizar o programa. O número de Unidades Curriculares (UC) opcionais passará de 3 para 4, as físicas voltarão a ter nomes associados à matéria lecionada, e muitas UC deixarão de existir para dar lugar a novas. Elementos da Teoria de Computação, UC de 1º ano de 3 créditos, cai, assim como Programação Concorrente, UC também de 3 créditos, do 2º ano. Por outro lado, a atual Física III dará lugar a Eletromagnetismo com Laboratório, cadeira que terá um reforço de 3 créditos em relação à sua antecessora, e Introdução à Engenharia Electrotécnica e de Computadores surge como nova cadeira. 

Instrumentação e Medidas, UC obrigatória, considerada por muitos um “cadeirão”, desaparece do programa para dar lugar a Eletrónica para a Internet das Coisas, cadeira que será opcional. LEEC passará também a ter uma cadeira introdutória à área de Machine Learning com o nome Introdução à Aprendizagem Automática, tal como LEIC já possui.

No que toca a UC opcionais, algumas cadeiras de mestrado, como Otimização e Algoritmos e Sistemas de Comunicação Móveis, passarão a ser disponibilizadas na licenciatura. Programação Orientada para Objetos, atual cadeira opcional pré-major, cai com esta reestruturação.

Haverá também alterações no momento de oferta de algumas UC, como Gestão e Introdução à Economia que passarão do 1º para o 3º ano.

De acordo com o documento, as alterações feitas pretendem tornar o currículo de LEEC “mais atual e reforçar a componente experimental, continuando a oferecer uma formação de base sólida e abrangente nas áreas de atuação Engenharia Electrotécnica e de Computadores.”.

Plano de transição para os alunos que atualmente frequentam LEEC. Fonte: IST

Estas mudanças requerem ainda aprovação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e ainda não são finais. 

Leave a Reply