Gestão da Residência Universitária Manuel da Maia cedida à ULisboa

Autoria: Diogo Faustino (MEAer)

No passado dia 2 de novembro, foi assinado o Protocolo de Cooperação Institucional entre o Município de Lisboa e a Universidade de Lisboa respeitante à nova Residência Universitária Manuel da Maia. A obra representa um investimento de 17 milhões e encontra-se em fase final, estando prevista a sua conclusão até ao final do ano.

Com capacidade para 320 camas, distribuídas por 96 quartos individuais e 112 quartos duplos, o funcionamento desta residência representará um reforço significativo às mais de 1400 camas que já estão sob a alçada dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASUL). O protocolo assinado prevê que o alojamento seja disponibilizado a estudantes de todas as instituições de ensino superior da cidade de Lisboa, privadas ou públicas. A residência será cedida aos SASUL por dez anos e o acordo poderá ser renovado por dois períodos iguais e sucessivos.

A empreitada em curso na Avenida Manuel da Maia, nº 40, e na Alameda Afonso Henriques, nº 82, foi possibilitada pelo Programa de Reconversão de Edifícios da Segurança Social (PRESS), decorrente da concentração dos serviços da Segurança Social num único edifício, na Avenida 5 de Outubro. Dos 17 milhões investidos nesta residência, 10 são provenientes do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).