Miguel Mata vence Prémio “Jorge Dias de Deus”

Autoria: Diogo Faustino (MEAer)

Na passada quinta-feira, dia 26 de outubro, realizou-se no Anfiteatro Abreu Faro do Instituto Superior Técnico (IST) a entrega do prémio “Jorge Dias de Deus”, homenageando assim o físico ex-presidente da AEIST e professor catedrático jubilado do IST. A tese premiada na 1ª edição do concurso promovido pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) intitula-se “Targeting the “undruggable”: A combinatorial platform for the discovery of peptidomimetic covalent inhibitors of protein-protein interactions”, da autoria de Miguel Mata, supervisionada pelos professores Sebastian J. Pomplun (Universidade de Leiden) e Matilde Marques (IST).

O prémio, com o valor monetário de 500€, foi iniciativa do Gabinete de Tecnologia, Recreativa e Cultura da AEIST e tem como principal objetivo a valorização do trabalho científico desenvolvido pela comunidade estudantil e o incentivo à realização de projetos científicos.

O prémio foi concebido de maneira a agraciar alunos ou alumni do IST, alternando entre áreas científicas anualmente. As áreas contempladas pelo prémio relativo ao ano letivo de 2022/23 foram a Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia. Após o processo de candidaturas, a escolha do vencedor foi unânime, segundo o Professor Miguel Teixeira, membro do júri que anunciou o nome do premiado, tendo este último assistido remotamente à cerimónia por estar a prosseguir estudos nos Países Baixos. Para além do professor Miguel Teixeira, fizeram parte do júri a profª. Cláudia Lobato da Silva, o prof. Gabriel Monteiro e Mariana Albernaz, representante da AEIST.