Repetição das eleições para os órgãos do IST terá lugar nos dias 18 e 19 de dezembro

Autoria: João Carriço (LEQ)

No seguimento da suspensão, no passado dia 5 de dezembro, das eleições para os órgãos do Instituto Superior Técnico (IST), Rogério Colaço, presidente do IST, determinou, após um escrutínio minucioso das eventuais irregularidades observadas, a sua repetição nos dias 18 e 19 de dezembro.

Minutos antes da hora definida para o encerramento das urnas, no dia 5 de dezembro, Rogério Colaço contactou Manuel Heitor, presidente da Comissão Eleitoral, solicitando o não apuramento dos resultados, sob suspeita de irregularidades no processo eleitoral. Em causa estaria a presença duplicada dos monitores e assistentes, que assumem um estatuto híbrido de estudante e professor, em diferentes cadernos eleitorais, em violação do disposto no § Único do ponto nº4 do Artigo 4º do regulamento eleitoral do IST, publicado em 2020 no Diário da República, que estabelece que estes devem apenas constar do caderno eleitoral dos estudantes.

Após a confirmação desta irregularidade, a Comissão Eleitoral procedeu à análise integral dos cadernos eleitorais afetos aos órgãos em que estudantes têm assento – Conselho Pedagógico, Assembleia de Escola e Conselho de Escola – confirmando a presença de vários monitores/Teaching Assistants nos cadernos dos docentes. Rogério Colaço aponta como razão do lapso a extração simultânea dos nomes dos monitores de duas listas diferentes, uma referente a estudantes e a outra a professores e investigadores, pertencentes a dois sistemas informáticos distintos, Nesse sentido, refere também o recente crescimento substancial do número de monitores.

Não tendo sido verificada qualquer outra irregularidade, conforme comunicado pelo presidente do IST à comunidade académica via email, a 12 de dezembro, serão, portanto, repetidas as eleições dos três órgãos mencionados, tanto para os estudantes, como para os professores e investigadores, do Campus Alameda.

O ato eleitoral fica marcado para os dias 18 e 19 de dezembro, no mesmo local da votação inicial: o átrio do Pavilhão de Civil, para os alunos e a sala de reuniões do Pavilhão Central, para docentes e investigadores. As restantes urnas, que, até à data, foram mantidas seladas e em local seguro, serão submetidas a contagem de votos no dia 19, às 18h.

Leave a Reply