Retrospetiva do Desporto em 2023/2024: 77 medalhas para os atletas do Técnico

Autoria: Rúben Sousa (LEAer)

Presenciamos o encerramento da época desportiva de 2023/2024, com a conclusão dos torneios nacionais e início das fases universitárias europeias. Resta agora analisar o que esta temporada trouxe ao Técnico e o que se alcançou, tendo em conta os 77 pódios conseguidos pelos alunos.

[Atualizado a 03/07/2024]

O Instituto Superior Técnico (IST) para além da sua “exigência”, é também inúmeras vezes destacado pela forma como os seus  estudantes encontram liberdade e suporte para se envolverem em diferentes atividades extracurriculares. O desporto não é exceção, com 26 desportos diferentes, com mais de 20 equipas oficiais da AEIST (Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico) e mais de 100 diferentes equipas a representar o Técnico em modalidades do CNU (Campeonato Nacional Universitário).

Primeiramente, a distinção entre as equipas oficiais AEIST e equipas que representam a AEIST pretende separar equipas fundadas pela associação em si das equipas que apenas a representam. Para as que se enquadram na primeira situação, a AEIST disponibiliza local para treinos semanais e trata de questões logísticas associadas à manutenção das equipas durante a temporada, bem como as competições (equipamentos, exames médicos, transporte, etc). Já as equipas que apenas representam a AEIST, normalmente entram em contacto com a AE (e após estarem reunidas as condições necessárias), trata da inscrição da equipa no campeonato universitário e correspondentes preparativos, agindo a associação como suporte a estas equipas.

As equipas universitárias que representam a AEIST competem, na sua grande maioria, no CNU ou CUL (Campeonato Universitário de Lisboa), dependendo da modalidade em causa, sendo que as equipas que participam no CUL têm a possibilidade de se apurarem para o CNU. Geralmente, no seguimento do CNU, na maioria das modalidades, dá-se a fase internacional, que de modalidade para modalidade, varia entre europeia ou mundial.

A captação de atletas também é algo que varia entre as equipas AEIST e equipas não pertencentes à AEIST. Nas últimas não existem propriamente captações oficiais, já nas equipas oficiais verifica-se um processo direto de captações anuais, sendo que o número exato desta varia entre modalidades. A AEIST procura realizar captações todos os semestres, idealmente todos os períodos. Esta é a única forma que os estudantes do IST que aspiram a ser atletas universitários têm de se inscrever nas equipas oficiais apoiadas pela AE.

As equipas oficiais da AEIST treinam, maioritariamente, nos pavilhões do IST, sendo que em média se realizam 2 treinos semanais, alocados entre as 16:30h e as 23:30h nas modalidades coletivas: Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol.

Na época de 2023/2024, o IST competiu nas seguintes modalidades: Andebol; Andebol de Praia; Atletismo; Badminton; Basquetebol; Canoagem; Esports; Futsal; Futebol de 11; Ginástica; Hóquei em Patins; Judo; Karaté; Karting; Orientação; Padel; Natação; Remo; Rugby; Squash; Taekwondo;Triatlo; Ténis de Mesa; Ténis;Tiro com Arco; Voleibol; Voleibol de Praia e Xadrez.

Destas, fazem parte das equipas desportivas AEIST as equipas de Andebol, Basquetebol, Esports, Futsal, Futebol de 11, Padel, Rugby, Squash, Ténis de Mesa, Ténis, Voleibol e Xadrez.

Nesta época, verificaram-se até agora as seguintes performances por parte de equipas do IST:

  • No Andebol, tanto a equipa de Andebol Feminina como Masculina alcançaram a “Prata” (segundo lugar) no CUL, sendo que a equipa Feminina não participou no CNU, apurando-se apenas o vencedor da competição; já a equipa Masculina, que foi ao CNU, ficou em 7º lugar. Em Andebol de Praia, a equipa masculina da AEIST ficou em 3º lugar nacional.
  • No Atletismo, quatro atletas fizeram Corta-Mato, destacando-se Francisco Batista com o 5º lugar. Já em Atletismo de Pista Coberta, nos 60m Planos, cinco atletas participaram, tendo Fernando Vicente alcançado o 15º lugar. Nos 60m Barreiras, destaca-se João Oliveira com o 5º lugar. Nos 400m Planos, Rodrigo Ganância alcançou o 15º lugar. Nos 800m Planos, Joana Ogura ficou em 12º lugar nos femininos e Rodrigo Ganância obteve o 11º nos masculinos. Nos 3000m Planos, Vitor Valverde conseguiu o 7º lugar. Em Atletismo de Pista ao Ar Livre, Fernando Vicente ficou em 14º nos 100m, João Oliveira em 4º nos 110m Barreiras, Hugo Tavares em 18º nos 200m, Joana Ogura ficou em 6º nos 400m, Rodrigo Ganância em 7º nos 400m e 4º a 400m Barreiras, Joana Ogura ficou em 5º nos 800m, Petra Santos conquistou ouro em 3000m Obstáculos, Vitor Martim Valverde conseguiu prata em 5000 metros. No Lançamento do Dardo, João Oliveira conseguiu o 2º lugar, no Lançamento do Disco Clara Rodrigues ficou em 4º, no Lançamento do Martelo Raquel Figueira conseguiu bronze e no Lançamento de Peso, Clara Rodrigues ficou em 6º lugar. No Salto com Vara, Rodrigo Alcobia conquistou o Ouro.
Rodrigo Alcobia, atleta de salto em Vara nos CNU Fonte: FADU (Federação Académica do Desporto Universitário)
  • No Badminton, na categoria Individual destacou-se Sol Troles com o 9º lugar e na categoria de Equipas, a equipa de Lara Fernandes, Rodrigo Almeida, Rodrigo Maciel e Sol Troles ficou também em 9º lugar.
  • No Basquetebol, a equipa Feminina venceu o CUL e alcançou o 4º lugar no CNU, já a equipa Masculina A ficou em 3º lugar no CUL e no CNU atingiu o 3º lugar. A equipa Masculina B encontra-se atualmente a disputar a fase final das eliminatórias do campeonato regional de 2º divisão. No Basquetebol 3×3, destaca-se a equipa de Débora Roque, Maria Pereira e Íris Mendes que alcançou o 5º lugar.
  • Em Canoagem, na categoria de K2 500m, Duarte Cerdeira e Miguel Santos asseguraram pódio, ficando em 3º lugar.
Duarte Cerdeira e Miguel Santos (Canoagem, categoria K2 500m) Fonte: FADU
  • Em Esports, a equipa de FC 24 venceu o Spring Split em Lisboa, a equipa de League of Legends venceu o Winter Split e o Spring Split, apurando-se para o CNU de Esports (Fase de Grupos e Meia-final, respetivamente), a equipa de Valorant participou no qualificador NCS da FADU (não se realizou campeonato regional em Lisboa por falta de equipas), apurando-se assim para o CNU (Quartos de Final). A equipa de Counter-Strike 2 venceu o Winter Split de Lisboa, marcando também a sua presença no CNU (2º Lugar), bem como a equipa de Rocket League que venceu o Winter e Spring Split (2º Lugar no CNU).
  • Em Futsal, a equipa feminina conquistou a Prata no CUL, atingindo o 4º lugar no CNU, a equipa masculina ficou em 7º no CUL.
  • Em Futebol de 11, a equipa da AEIST venceu o CUL, seguindo para o CNU, no qual conquistaram também o primeiro lugar, marcando a sua presença nos European University Games na Hungria.
  • Em Ginástica, na categoria de Ginástica de Trampolins, Pedro Ferreira e Miguel Marianito fizeram pódio de TRI (Trampolim individual, no CNU, alcançando o 1º e 2º lugar, respectivamente. Em TRI de equipas, duas equipas representaram o Técnico, sendo que uma ficou em 1º lugar e a outra em 2º nos nacionais. EM DMT (Duplo Mini Trampolin) de equipas, a equipa representante do IST ficou em 2º lugar. Na categoria de Ginástica Artística, Luís Lechaud conquistou Ouro em All Around M, Argolas M, Cavalo de Arções M e Solo M, bem como prata em Barra Fixa M e Barras Paralelas M. JáFrancisco Martins conseguiu Prata em Cavalo de Arções M, bem como Bronze em Barras Paralelas M, Saltos M e Solo M.
  • Em Hóquei em Patins, a equipa do IST ficou em 6º lugar.
  • Em Judo, Max Mazyar ficou em 1º lugar na categoria de >100kg, apurando-se para a fase europeia; Francisco Bastos e Francisco Caravana conquistaram o Bronze na categoria <60kg e <66 kg, respetivamente.
Max Mazyar (Judo, Categoria: >100kg) Fonte: FADU
  • Em Karaté, Sofia Piteira alcançou o 3º lugar da categoria <61kg, assim como Daniel Ferreira na categoria >84 kg.
  • Em Karting, Miguel Lourenço destacou-se com o 13º lugar na prova masculina.
  • Em Orientação, destaca-se Beatriz Coelho que a representar o IST ficou em 5º lugar.
  • Em Padel, na categoria masculina, Duarte Roxo e Gonçalo Berredo ficaram em 2º lugar.
  • Em Natação, na categoria de Piscina Curta, Margarida Nunes ficou em 1º lugar de 50m Bruços F e 3º em 100m Bruços F; Maria Pereira em 2º de 50m Mariposa F e Maria Bento em 3º ,também em 50m Mariposa F. Em estafeta, nos 4x50m Livres F uma equipa ficou em 3º lugar e em 4x50m Estilos F em 2º lugar. Na categoria de Piscina Longa, Margarida Nunes conseguiu Ouro em 50m Bruços e Bronze em 100m Bruços, enquanto que Maria Pereira conseguiu Ouro em 50m Mariposa e Prata em 50m Livres, já Maria Bento conseguiu Prata em 50m Mariposa. Para além disso, Francisco Nunes ficou em 3º lugar a 50m Bruços Masculino. Em Estafeta F, na prova de 4x50m Livres, alcançou-se ainda o 3º lugar, ao serviço do IST.
  • Em Remo, na prova de M2x, uma equipa da AEIST ficou em 2º lugar.
  • Em Rugby, a equipa da AEIST ficou em 1º lugar no CUL, indo disputar o CNU entre 3 e 5 de julho. Em Rugby Seven, a AEIST ficou em 5º.
  • Em Squash, não se realizou CNU, sendo que a equipa da AEIST encontra-se actualmente inativa por falta de atletas.
  • Em Taekwondo, João Vanzeler ficou em 3º lugar na categoria de <63kg, assim como Rodrigo Oliveira, em <74kg, e João Costa, em <87kg.
João Vanzeler (Taekwondo, Categoria: <63kg)
Fonte: FADU
  • Em Ténis de Mesa, na competição individual, Duarte Costa ficou em 3º lugar, já na competição de equipas, a equipa Masculina ficou em 2º lugar.
  • Em Ténis, Guilherme Alves ganhou Bronze nos individuais e, em equipas, uma equipa Masculina ficou em 2º lugar.
  • Em Tiro com Arco Outdoor, Duarte Cattoni conseguiu Ouro ao serviço da AEIST.
  • Em Triatlo, Luisa Miranda foi o destaque feminino com o 4º lugar, no caso da competição masculina Gustavo do Canto, Diogo Tomé e João Dias conseguiram pódio alcançando respectivamente os lugares de 1º, 2º e 3º.
  • Em Voleibol, a equipa Feminina A ficou em 2º lugar no CUL, apurando-se para o CNU onde ficou em 8º lugar, a Feminina B em ficou 5º na 2º divisão. A equipa Masculina A venceu o CUL e ficou em 2º lugar no CNU. Em Voleibol de Praia, a dupla Diana Coelho e Maria Tavares destacou-se conseguindo o bronze na competição feminina, já Daniel Alves e Duarte Silva foram os destaques da AEIST no masculino com o 7º lugar.
  • Em Xadrez, na categoria de equipas, a representar o Técnico, uma equipa ficou em 2º lugar e outra em 3º nas Semirrápidas. Já na categoria individual, Camila Avelino venceu tanto a categoria das Rápidas como Semirrápidas.
Camila Avelino (Campeã de Xadrez Rápidas e Semirrápidas CNU) Fonte: FADU

Os atletas do IST totalizam assim 28 medalhas de Ouro, 22 medalhas de Prata e 27 medalhas de Bronze nesta temporada.

Por fim, aguarda-se pela fase europeia do Futebol de 11 e Judo a realizar em Julho.

Referências:

[1] FADU – Portugal University Sports [acedido a 19-05-2024] 

[2] https://www.flickr.com/photos/faduportugal/albums [acedido a 19-05-2024] 

[3] AEIST [acedido a 19-05-2024]

Leave a Reply