Semana Aeroespacial 2024: “Crescemos por todo o lado”

Autoria: Filipe Valquaresma (MEAer) e Francisca Branco (LEAer)

A edição de 2024 da Semana Aeroespacial (SA) agitou o Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico, nos passados dias 19 a 23 de fevereiro. O evento ficou marcado por a duração ter aumentado um dia, em relação ao ano passado, e pelo maior número de iniciativas direcionadas aos estudantes.

Estreando a segunda semana das Técnico Career Weeks, a SA recebeu mais de 40 empresas, distribuídas pelos cinco dias, como a Airbus e a Tekever, já conhecidas pela casa, e contou com a estreia da Beyond Gravity como principal patrocinadora do evento. Uma grande parte destas empresas é já “repetente”, o que, segundo o coordenador do evento, Pedro Sousa, ilustra a grande procura que existe por engenheiros do Técnico. Em adição a vários “pesos-pesados” dos setores aeronáutico e espacial no nosso país, estiveram presentes várias empresas estrangeiras sem sede em Portugal, como os belgas da Sabena ou os bávaros Isar Aerospace. Para além do mundo empresarial, a SA estendeu o convite a diversos núcleos de estudantes, estando presentes os projetos constituintes do AeroTéc, núcleo de estudantes de engenharia aeroespacial do IST, a FST Lisboa, o PSEM, a TLMoto, o AEROUBI, o Técnico Solar Boat, a Junitec e o Técnico Fuel Cell.

Na cerimónia de abertura da Semana Aeroespacial, estiveram presentes: Fernando Lau, coordenador do mestrado em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico; Pedro Brogueira, presidente do Conselho Científico do IST, em representação do presidente Rogério Colaço; Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior; Mário Vidal, diretor de transformação da Beyond Gravity; Eduarda Marques, diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ e Lourenço da Saúde, coordenador da especialização em engenharia aeronáutica da Ordem dos Engenheiros.

De acordo com Pedro Sousa, a edição de 2024 foi a mais bem sucedida – e os números falam por si. Foram registados mais 34% de utilizadores na WebApp do que no ano anterior, resultando em mais de 5200 interações com as atividades dinamizadas pela equipa, contabilizadas entre visitas à feira de empresas, participação na banca dos brindes, ou presenças em workshops, palestras, e mesas-redondas.

Ao longo dos cinco dias, os participantes tiveram oportunidade de participar em 5 workshops, que incidiram em áreas como empreendedorismo espacial, análise de dados ou tecnologias de observação terrestre, 3 mesas redondas e 2 alumni talks. Nestas sessões, os atuais estudantes puderam contactar com ex-alunos do curso de engenharia aeroespacial, agora inseridos no mercado de trabalho, onde se discutiram percursos profissionais e se pediram conselhos.

Pedro Sousa, coordenador da Semana Aeroespacial. Fotografia: Beatriz Dinis

Maioritariamente direcionada aos alunos de engenharia aeroespacial, “a feira de empresas esteve sempre muito cheia. Correu muito bem. A equipa diz que nunca se fez nada igual”, comenta o coordenador. Orgulhoso da dimensão que esta edição da Semana Aeroespacial tomou, Pedro Sousa afirma ainda, com um certo brilho nos olhos: “crescemos por todo o lado.”

Este evento é organizado e gerido exclusivamente por alunos do Técnico, sendo uma atividade do AeroTéc. A equipa conta, ao todo, com 23 membros, distribuídos entre várias equipas com responsabilidades diferentes, como a do website, de logística, de marketing, e a de oradores.