Autoria: Matilde Sardinha (MEEC)
No passado dia 18 de outubro, o núcleo de estudantes TLMoto apresentou ao público o seu novo protótipo: a mota elétrica de competição TLM04e. A cerimónia de apresentação teve lugar no Salão Nobre e foi seguida de uma demonstração do protótipo junto à entrada do Pavilhão Central.
Foi na presença de membros da equipa, professores, alunos, famílias e parceiros empresariais que foi apresentada a mota mais rápida construída por alunos do Técnico, alcançando os 200 km/h.
O percurso do TLMoto começou em 2012 e, após dois anos, apresentaram o seu primeiro protótipo, a combustão, e com ele a equipa estreou-se na competição MotoStudent. Posteriormente, o rumo da equipa mudou e construíram a primeira mota elétrica produzida em Portugal. Agora, a equipa de 57 membros, maioritariamente constituída por alunos do Instituto Superior Técnico (IST), acaba de construir o seu terceiro protótipo elétrico: a TLM04e.
A cerimónia começou com o discurso do professor Carlos Santos Silva, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico que sublinhou a importância dos núcleos na vida académica, assim como para o Técnico que “não teria a imagem que tem” sem eles. À semelhança do slogan utilizado pelo IST no acolhimento aos novos estudantes este ano (“Ainda não inventámos o teletransporte. Estamos à tua espera.”), o professor Carlos Santos Silva desafia os atuais e futuros membros do TLMoto a criarem “coisas que ainda não existem” e a continuarem o trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver.
Para o professor Miguel Tavares da Silva, tutor académico do núcleo, o novo protótipo é uma “demonstração clara do espírito empreendedor e trabalhador dos nossos alunos”. Refere também que o Técnico está a par da exigência que é estar num núcleo como o TLMoto, onde a vontade de criar se junta à formação académica dos alunos.
Durante a intervenção de Vasco Lopes, líder de equipa, é lançado o novo lema da equipa: “Racing towards the future”. É também anunciado que o próximo protótipo está para breve: o TLM05e. Esta estrear-se-á no Circuito Internacional de Aragão em 2025 para competir na MotoStudent, a principal competição em que a equipa compete na categoria elétrica já desde 2018.
As novidades não acabaram por aqui, pois foi também nesta sessão que a nova imagem do núcleo foi apresentada, registando-se assim a primeira mudança desde a formação do TLMoto.
Foi durante a intervenção de Hugo Teixeira, diretor técnico da equipa, que foi possível saber mais sobre os detalhes técnicos do protótipo. Este foi comparado com o anterior, o TLM03e, de modo a assinalar as áreas em que houve maiores progressos. O peso do quadro, peça principal da mota diminui, assim como o peso do pack de baterias, fatores determinantes para o desempenho em competições.
O RollOut terminou com uma demonstração do protótipo em frente ao Pavilhão Central com o piloto da equipa, Jaime Coelho.