MecanIST XIII: semana da Engenharia Mecânica bate o seu recorde de empresas participantes

Autoria: Filipe Valquaresma (MEAer)

Nos passados dias 14, 15 e 16 de fevereiro, as Jornadas da Engenharia Mecânica regressaram ao Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico para a sua 13ª edição. Neste MecanIST XIII, os estudantes do Fórum Mecânica reuniram cerca de 50 empresas numa das primeiras “Semanas de Carreiras do Técnico” (Técnico Career Weeks) do ano, destinada especialmente aos alunos de Engenharia Mecânica.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do IST, Professor Rogério Colaço, que no seu discurso exaltou a importância e a qualidade deste tipo de iniciativas de estudantes, que agem no sentido de aproximar os estudantes da indústria. Na sessão de abertura discursaram também o Vice-Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), Professor Paulo Fernandes, o Presidente da Direção do Fórum Mecânica, Pedro Nicolau, e o coordenador do evento, Duarte Ribeiro.

Ao longo destes 3 dias, os estudantes do IST tiveram a oportunidade de assistir a 9 palestras proferidas por profissionais do sector, bem como participar em 5 workshops e mesas-redondas organizadas por empresas da área, realizadas no Salão Nobre. Além disso, puderam interagir com representantes de cerca de 50 empresas que estiveram presentes no átrio do Pavilhão Central. Apoiadas por um sistema de 4 cores, cada uma representando um dos três ramos de especialização do Mestrado em Engenharia Mecânica (Sistemas, Produção e Energia), aos quais se adiciona um quarto ramo Multidisciplinar, as empresas foram organizadas pelo espaço do átrio principal para receber os estudantes.

Segundo Helena Ribeiro, estudante de Engenharia Mecânica e vice-coordenadora do evento, nesta feira de empresas, tanto os estudantes como as empresas procuram principalmente programas de curta duração, como estágios de verão, bem como investigações para dissertações de mestrado.

Além das palestras proferidas por vários profissionais da indústria, houve também uma sessão de debate sobre “Transição energética: Inovação, Desafios e Soluções”, moderada por Paulo Ferrão, professor catedrático distinto do IST, do DEM. Neste debate, representantes da Bosch, REN e Floene discutiram acerca do papel do gás natural enquanto combustível sustentável, bem como as possibilidades e principais desafios que se colocam. Debateu-se também o papel de um engenheiro na transição energética, havendo um consenso sobre a importância da eficiência e das tecnologias nesta matéria.

De acordo com estimativas dos organizadores, cada palestra atraiu cerca de 100 estudantes, havendo alguns casos de “casa cheia”, como foi o caso das palestras da LEGO e da Scuderia Ferrari. A maioria destes estudantes é do IST, no entanto, houve a presença de estudantes de outras instituições, por exemplo da Universidade de Aveiro, e de algum público geral, fora do mundo académico.

Os coordenadores do evento realçam a elevada afluência, tanto em número de participantes como de expositores e palestrantes. “Tivemos um número recorde de empresas a participar, sendo a maioria já repetente neste evento. As empresas dizem-nos que vêm ao Técnico porque aqui encontram os melhores dos melhores”, afirma Duarte Ribeiro.  Grande parte dos oradores e participantes das empresas são alumni do Técnico, ilustrando o vínculo que a faculdade mantém com os seus antigos alunos. “O feedback que temos tido das empresas, e mesmo de alguns professores e professoras do Técnico, é incrível”, dizem os coordenadores.

Fonte: Fórum Mecânica

Este evento foi inteiramente planeado e produzido pelo Fórum Mecânica, núcleo de estudantes de Engenharia Mecânica, e envolve 17 pessoas dedicadas à sua organização durante todo o ano, sendo que a fase de preparação se inicia ainda nas férias de verão. Ao longo do evento, a equipa é grandemente reforçada pela participação dos restantes membros do núcleo: ao todo, chegam a estar envolvidas cerca de 82 pessoas, de acordo com números fornecidos pela vice-coordenadora Helena Ribeiro.

O MecanIST promete regressar para o ano, continuando a sua missão de aproximar os estudantes de Engenharia Mecânica do mundo profissional.