Um psicólogo para cinco mil estudantes na ULisboa

Autoria: Matilde Barros (FPUL)

A saúde mental é uma temática muito importante e atual, sendo que tem sido verificado um grande aumento de problemas como a ansiedade e o stress junto dos estudantes universitários. Face a este aumento, tem a Universidade de Lisboa (UL) serviços de apoio suficientes para as necessidades dos seus estudantes?

O estudo “Saúde e Bem-estar na Universidade de Lisboa” [1], realizado em 2022, obteve dados sobre a vivência de stress, ansiedade e depressão sentida pelos estudantes. Nomeadamente, 49,5% dos estudantes reportaram sentir stress acima dos níveis definidos como “ajustado” (nível não preocupante), 51,4% níveis de ansiedade acima de “ajustado”, e 57,7% níveis de depressão novamente acima dos níveis ditos “ajustados”. Outros estudos apontam ainda para a prevalência de perturbação mental nos estudantes do ensino superior com percentagens entre os 16% e os 46% [1].

Além disso, os serviços clínicos de apoio psicológico da Universidade de Lisboa têm tido uma procura crescente: em 2015 foram asseguradas 1.813 consultas e em 2021 4.158, o que representa um acréscimo de mais de 100% em apenas 6 anos. 

Fica a pergunta: o Centro Médico da Universidade de Lisboa, que realiza este serviço, tem capacidade para apoiar todos os estudantes que possam necessitar?

Atualmente, a UL dispõe de um serviço de apoio psicológico aberto a toda a comunidade da Universidade: qualquer estudante pode dirigir-se ao centro e marcar uma consulta. Esta é uma das especialidades disponibilizadas pelo Centro Médico da Universidade de Lisboa, presentes no campus da Cidade Universitária e da Ajuda, e conta com uma equipa de dez Psicólogas Clínicas [2]. É importante referir que este é um serviço de acompanhamento mais pontual, e não um seguimento terapêutico em psicoterapia. 

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em contexto de ensino, deve haver um rácio de 1 psicólogo para cada 500 alunos [3]. No caso da ULisboa, que em 2021 tinha 52.126 alunos, existe 1 psicólogo para 5.212 alunos, sendo que não se considera aqui o resto da comunidade académica que também acede a serviço. Assim, este serviço não segue as diretrizes que asseguram um bom atendimento. Segundo esclarecimentos prestados pelo centro médico, após solicitar uma consulta no apoio psicológico, o estudante passa primeiro por um atendimento de rastreio de necessidades, no espaço de uma semana. Após a mesma, fica numa lista de espera para consulta, esperando meses por um seguimento em consulta.

Sobre a possibilidade de o serviço ser reforçado, o Centro Médico informou o Diferencial que recentemente foram contratadas mais duas psicólogas e, portanto, haverá maior capacidade de atendimento. 

Referências:

[1] Inquérito Saúde & Bem-estar na ULisboa

[2] Site do Estádio Universitário da Universidade de Lisboa

[3] Ordem dos Psicólogos Portugueses (2022). Parecer OPP – Rácio de Psicólogos e Psicólogas. Lisboa

Leave a Reply