VIII Jornadas de Engenharia de Gestão Industrial

Autoria: Francisco Ferreira (LEIC-T) e Miguel Laurito (LEE)

As oitavas JEGI decorreram entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no campus Taguspark, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de EGI (NEEGI) e com o apoio da Oeiras Valley, iniciativa de desenvolvimento tecnológico da Câmara Municipal de Oeiras. Com a presença de várias empresas, nomeadamente a Deloitte, a Kaizen e a Mastercard como patrocinadores principais, foram três dias em que os estudantes da área e da comunidade do IST em geral puderam descobrir mais sobre as saídas profissionais e o futuro da Gestão Industrial.

Ao longo dos três dias, além de assistirem a várias palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de participar em speed interviews, para preparar  o seu futuro profissional. No último dia, teve também lugar um debate com o tema “Rumo ao Futuro: Debate Sobre as Saídas Profissionais de EGI”.

No decorrer das jornadas, existiu uma grande rotatividade das empresas e marcaram também presença várias ONGs de voluntariado e ofertas de estágios internacionais. Estiveram presentes vários projetos e núcleos do IST, entre eles o Técnico Solarboat, o Técnico Formula Student, o Projeto Sustentabilidade Energética Móvel e o recém-fundado Técnico Investment Club.

Durante as jornadas, existiu um sistema de carimbos que permitia aos participantes habilitarem-se a receber brindes e ainda sorteios ao fim de cada dia (no dia 19, uma air fryer, no dia 20, dois bilhetes para o RFM Somni e no dia 21, um bikini). Para ganhar carimbos, os participantes tinham de visitar as bancas do evento, assistir a palestras e participar nas atividades propostas.

Roda de Prémios – Fonte: NEEGI

Na cerimónia de encerramento, a presidente do NEEGI, Constança Primor, agradeceu a toda a organização, aos funcionários do campus Taguspark e aos alunos que tornaram as jornadas possíveis. A professora Ana Póvoa, do Departamento de Engenharia e Gestão, agradeceu ao NEEGI pela fantástica organização e dedicação ao longo de vários dias de trabalho, e reforçou que o departamento estará sempre ao lado dos estudantes. Por fim, em substituição do presidente Rogério Colaço, o vice-presidente Pedro Amaral enalteceu a organização das jornadas, declarando que eventos deste género elevam o nome do Técnico e fazem dos alunos do IST os melhores alunos do mundo. No fim da cerimónia, teve lugar um lanche de grupo seguido de um cocktail no topo do Martim Moniz, aberto a estudantes e alumni de EGI.