X Jornadas de Engenharia Física contam com a presença do diretor do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre

Autoria:Ângela Rodrigues (LEFT)

Ao longo dos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, realizou-se a 10ª edição das Jornadas de Engenharia Física (JEF), no Anfiteatro Abreu Faro (dias 21 e 22) e no Centro de Congressos (dia 23). As JEF são um evento inserido nas Técnico Career Weeks, organizado por estudantes, para estudantes, com o objetivo de dar a conhecer as mais variadas áreas da Física e da Engenharia, através de palestras, workshops e visitas a centros de investigação.

A cerimónia de abertura contou com a presença do vice-presidente do IST, o professor Pedro Amaral, em representação do professor Rogério Colaço, dos professores Ilídio Lopes, presidente do Departamento de Física, e Luís Melo, coordenador da Licenciatura e Mestrado Bolonha em Engenharia Física Tecnológica. Contou também com os discursos de Filipe Santos, presidente do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), e de André Morais, coordenador das JEF. Nos discursos de abertura, foram salientadas a qualidade dos palestrantes convidados e a importância deste tipo de iniciativas para os estudantes, não só pela sua contribuição a nível académico, mas, especialmente, pela possibilidade de desenvolvimento a nível pessoal; foi ainda destacado todo o trabalho envolvido na preparação de um evento com a dimensão das Jornadas.

Durante os três dias, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes áreas da Física e da Engenharia,  assistir a palestras e a uma mesa redonda, participar em workshops e visitar centros de investigação e uma empresa.

De acordo com André Morais e Duartes Lopes, da coordenação e da organização das JEF, esta edição trouxe algumas novidades, como a presença de oradores internacionais, dos quais se destaca o professor Frank Eisenhauer, diretor do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, e mais empresas e de maiores dimensões, como a Google. Estas inovações implicaram não só alterações em termos logísticos, mas também uma organização diferente, por terem de trabalhar com alguém que não é de cá.

Pela primeira vez, foi também possível realizar uma mesa redonda, no dia 23, sobre “Ciência e Educação em Portugal”, moderada por Joana Lobo Antunes, contando com as presenças do professor Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho de Escola do IST, de Eduardo Marçal Grilo, ministro da educação do XIII Governo Constitucional, e de José António Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Física. Inicialmente, o painel contava com a professora Margarida Mano, vice-reitora da UCP, porém esta não pôde comparecer e não foi substituída.

No dia 22, destacam-se as palestras dadas pelo professor Yasser Omar, “Do desassossego de Einstein ao prémio Nobel da Física de 2022”, e pelo professor Carlos Fiolhais, “A Ciência em Portugal depois do 25 de abril”. Devido a problemas de saúde, o professor Frederico Fiúza foi substituído pela professora Marta Fajardo, que apresentou uma palestra sobre o Prémio Nobel de 2023.

Considerando a afluência às palestras e o renome dos oradores escolhidos, a organização estima que estiveram presentes cerca de 100 pessoas, por palestra, o que corresponde a um aumento, comparativamente com as estimativas de 70 a 80 participantes das edições anteriores. De notar que na palestra “The Black Hole in the Center of the Milky Way”, ministrada pelo professor Frank Eisenhauer, no dia 21, a afluência terá chegado a números entre os 100 e os 150 ouvintes.

Ao longo dos três dias, os alunos tiveram a oportunidade de visitar quatro centros de investigação: Instituto de Sistema e Robótica (ISR), Laboratório de Tecnologias Quânticas, INESC – Microssistemas e Nanotecnologias e Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN); e uma empresa: Lusospace.

Em colaboração com alguns núcleos, empresas e centros de investigação, foram dinamizados workshops sobre diversas temáticas, como “Arduino e Design de Circuitos”, pelo NoisR, “Gestão de Tempo”, pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) e “ROOT – CERN”, pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).