Faz-se história! Equipa de Futebol de 11 da AEIST vence o Campeonato Nacional Universitário 

Autoria: Rúben Sousa (LEAer), Francisco Ferreira (LEIC-T)

Pela primeira vez na história da AEIST, após vencerem o IPC, a Equipa de Futebol Masculino de 11 consagrou-se Campeã Nacional, marcando o dia 26 de Abril de 2024 nos seus livros [1]. 

Na passada semana, em Aveiro, realizou-se o Campeonato Nacional Universitário de Futebol de 11. Neste, a equipa da AEIST ficou em segundo lugar, na Fase de Apuramentos, atrás do IPC (Instituto Politécnico de Coimbra). Na semifinal, superou o IPV (Instituto Politécnico de Viseu) e, na final, após empate a duas bolas, a AEIST sagrou-se campeã frente ao IPC nas grandes penalidades por 3-2. Nas mãos do treinador João Ferreira e do adjunto João Andrade, liderados em campo pelo capitão Duarte Honrado, defesa central, aguardam agora pela fase Internacional [2].

O Diferencial teve a oportunidade de realizar uma entrevista com dois dos atletas antes da fase Nacional, Guilherme Jardim (22 anos, Defesa Central, 1ª época com a equipa) e Pedro Ventura (23 anos, Lateral Direito, 5ª época com a equipa). Segundo estes, a equipa “renovou bastante” em comparação ao ano anterior,em que ficaram em 2º nas finais de Lisboa e no nacional, razão pela qual “demoraram a chegar à sua forma e começaram pelos 4º/5º lugares na fase regular dos CUL (Campeonatos Universitários de Lisboa)”.

A equipa enfrentou uma época desafiadora com a redução de 3 treinos semanais para 2, durante várias semanas, devido a obras na Cidade Universitária. No entanto, conseguiram assegurar o 2⁰ lugar na Fase Regular, tendo o seu maior adversário sido a NOVA, única equipa contra a qual perderam. Apurados para o CUL (Campeonato Universitário de Lisboa), venceram a FCT (NOVA Faculdade de Ciências e Tecnologia) por 4-0. “Era o jogo mais importante porque definiu quem ia aos nacionais”, visto que só quem chega à final se apura para os Nacionais. Na final, enfrentaram o ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) que, “após o prolongamento, quebrou”, resultando numa vitória para a AEIST por 4-0, vencendo assim o CUL, o qual seguiram vencendo os Nacionais. 

Final de Futebol 11 do CNU: IPC (2) 2 – 2 (3) AEIST – Apito Final
Fonte: FADU

Considerada a fase mais “intensa” de toda a competição, o Nacional é organizado para durar 5 dias, havendo um jogo por dia durante este período: 3 de apuramento (2 grupos de 4 equipas), seguidos da semifinal e, no último dia, a final. Segundo testemunho dos jogadores, este sistema afeta bastante a condição dos atletas-estudantes presentes, apesar da ajuda proveniente de acordos com a UAveiro (Universidade de Aveiro) no que envolve alimentação e o apoio da AE no deslocamento e logística associada ao evento. 

Frisado por ambos os atletas, o estatuto de estudante-atleta oferece bastante flexibilidade aos envolvidos, já que estes recebem alguma compreensão da parte do Instituto Superior Técnico no que envolve momentos de avaliação, sendo que “[…] quando a fase final calha numa época de exames, contactam diretamente os professores e é escolhida uma nova data «custom»”. 

Em comparação com o restante desporto no IST, a equipa de futebol possui uma dinâmica especial, já que se trata da única a treinar na Cidade Universitária, enfraquecendo o envolvimento e exposição da equipa. Todos os treinos são à noite e, apesar das dificuldades logísticas apresentadas, tanto a equipa como a Associação de Estudantes do IST “estão focadas em cooperar ao máximo”. 

Dentro da equipa em si, apesar do foco ser no aperfeiçoamento da execução da modalidade, a AEIST acredita que harmonia e companheirismo são cruciais para o funcionamento dum coletivo e, como tal, apostam bastante em team buildings e convívios internos.Em termos de Captações, a equipa “realiza 3 a 4 treinos abertos, este ano candidataram-se 200 atletas, os melhores começam a treinar com a equipa e depois integram a equipa”. Estas demonstram-se essenciais, visto que “todos os anos costumam sair entre 5-10 jogadores”. Havendo sempre um “esforço maior para integrar os alunos de Erasmus como tradição”, já que parte do objetivo da equipa é atuar como um grupo social também, envolvendo adeptos e “toda a gente que queira participar no grupo e também apoiar assim a equipa”, algo que mantêm visível nas suas redes sociais (@futebol_aeist no Instagram). 

Referências: 

[1] Publicação da Federação Académica de Desporto Universitário [acedido a 28-04-2024] 

[2] FADU – Futebol 11 [acedido a 28-04-2024] 

Leave a Reply