Lacrosse: A nova modalidade a ganhar nome em Portugal

Autoria: Sofia Santos (LEFT)

O Lacrosse, de origem norte-americana, sendo principalmente praticado nos Estados Unidos e no Canadá, tem vindo a crescer em território europeu, incluindo em Portugal. Mas afinal, em que consiste esta modalidade?

O Lacrosse é um desporto de equipa jogado com um stick específico, que possui uma rede na ponta, no qual a bola é transportada, e cujo objetivo é inserir a bola na baliza da equipa adversária. É um jogo de contacto, sendo obrigatório que cada um dos jogadores da equipa utilize equipamento próprio de proteção. Cada equipa conta com 23 jogadores, dos quais apenas 10 estão em campo. Acrescenta-se também que cada jogo consiste em quatro períodos de 15 minutos de duração, num total de 60 minutos por jogo, sendo que algumas regras podem variar entre o masculino e o feminino.

Apesar de culturalmente ser pouco reconhecido em Portugal, os apaixonados por este jogo seguem na luta pela sua implementação em solo nacional. Lisboa foi pioneira na prática do desporto no país, possuindo atualmente uma equipa masculina e uma equipa feminina, que treinam semanalmente em Alvalade. No entanto, novas equipas em Aveiro, Cascais e no Porto serão brevemente oficializadas. Não havendo federação, estas são apoiadas pela Associação Portuguesa de Lacrosse (APLAX), que pretende promover e divulgar o lacrosse no panorama desportivo português. 

Recentemente, tanto a seleção masculina como a feminina fizeram história ao representarem Portugal pela primeira vez nesta modalidade em eventos internacionais. A seleção masculina marcou presença no Europeu de Lacrosse de 2022, em Wroclaw, na Polónia. Apesar das limitações proporcionadas por lesões, os jogadores seguiram em frente obtendo resultados de louvar. Já a seleção feminina participou no Europeu de Lacrosse Feminino, realizado em Braga, no verão deste ano. Este último campeonato contou com 19 seleções participantes e cerca de 300 atletas, inserindo ainda mais o nosso país no mundo do lacrosse, como país organizador. Outros eventos têm sido organizados em Portugal com o objetivo de atrair novos atletas, providenciar momentos de convívio e expandir este jogo, desconhecido por muitos. Os principais são a Lisboa Lacrosse Cup, um torneio internacional que decorre na Cidade Universitária e cuja 9º edição acontecerá em 2025, e a Eurolax Sixes Cup (campeonato de uma versão “compactada” do lacrosse, jogada com 6 jogadores), em Vila Real de Santo António, que contará como qualificação para os World Games, aos quais a seleção nacional feminina ambiciona participar.

Vemos então que nos últimos anos tem havido uma evolução bastante positiva no que toca ao lacrosse português. O principal objetivo será apelar à importância da sua incrementação, inovando o desporto português e desafiando-nos a ir além do nosso normal. Dar uma oportunidade a esta nova modalidade ainda em crescimento é essencial para uma formação mais completa, enriquecendo assim o país no nível desportivo e cultural.

Leave a Reply