Estreia da Camerata de Estudantes do IST: Um Relato Detalhado

Autoria: João Gonçalves (LEEC)

Na noite de 21 de dezembro, a Camerata de Estudantes do IST (CE-IST) fez a sua primeira apresentação na sala de espectáculos da AEIST (sala do GTIST). Com um repertório variado que incluiu algumas seleções do Barroco e obras natalícias, este primeiro concerto marcou um importante passo na jornada da CE-IST.  Este evento, além de marcar a estreia, foi um testemunho da dedicação e paixão que levou à formação da Camerata, culminando com uma calorosa receção de aplausos do público. Foi deixada a promessa de mais concertos, com a próxima apresentação já planeada para a época da Páscoa.

Após um discurso de boas-vindas para o auditório recheado da sala do GTIST, o concerto começou com “Il Pastor Fido (RV 57)”, uma obra tradicionalmente atribuída a Antonio Vivaldi (1678-1741), mas que estudos recentes revelam ser na verdade da autoria de Nicolas Chédeville (1705-1782) [1-3]. O arranjo de Paul Bazelaire (1886-1958) para violoncelo e piano adicionou uma nova dimensão à peça, transformando-a numa obra expressiva e tecnicamente desafiante para cordas. Mantendo o caráter pastoral original, o arranjo de Bazelaire introduziu uma riqueza de tonalidades e dinâmicas típicas da era romântica. A performance do dueto de violoncelo e violino demonstrou uma sintonia e expressividade que capturou a elegância barroca e a sensibilidade moderna do arranjo de Bazelaire.

Fig. 2: Fotografia da CE-IST

Seguiu-se “Venus and Adonis – Overture” de John Blow (1649-1708), uma peça histórica que representa um dos primeiros exemplos da ópera barroca em língua inglesa. Nesta obra, Blow aborda o tema de amor e tragédia, típico das óperas barrocas. A interpretação da Camerata da overture transmitiu não só a complexidade técnica, mas também o profundo sentimento dramático inerente à composição.

O segmento barroco concluiu com o “Concerto para duas Flautas em Dó maior (RV 533)”, também de Vivaldi, uma escolha bastante alegre e animada — composta no auge do período Barroco —, que demonstrou a destreza das flautistas, com passagens rápidas e jogos de diálogo entre os instrumentos solistas.

Fig. 3: Fotografia da CE-IST

O concerto culminou com a apresentação de versões clássicas de arranjos de Natal, como “Sleigh Ride” e “The First Noel”. Estas músicas, com raízes profundas nas tradições natalícias, foram recebidas com entusiasmo pelo público, evocando um espírito festivo e acolhedor que mereceu celebração e bolo-rei.

Fig. 4: Fotografia da CE-IST

À medida que a noite chegava ao fim, a CE-IST despediu-se do público com uma promessa de futuros concertos. Entre aplausos calorosos, foi anunciado que o próximo concerto está previsto para a época da Páscoa. Os entusiastas da música clássica podem esperar um repertório que incluirá obras como o “Concerto para dois Violinos e Violoncelo em Ré Menor” e o “Concerto para dois Violinos em Lá Menor” de Vivaldi, assim como o “Concerto para dois Violinos em Ré Menor” de Bach.

[1] F. M. Sardelli, “Nicolas Chèdeville, ‘Il Pastor Fido’, Critical Edition,” Bärenreiter Urtext, 2017. [Online, último acesso a 14/01/2024].

[2] Vivaldi: Il Pastor Fido. Review by John Greene. [Online, último acesso a 14/01/2024].

[3] Il Pastor Fido, Op.13 (Chédeville, Nicolas). [Online, último acesso a 14/01/2024].