Como te podes candidatar a um mestrado no IST?

Autoria: Sofia Calado (MEEC)

Queres te candidatar a um mestrado no Instituto Superior Técnico (IST)? O período da 1ª fase de candidaturas para o ano letivo de 2024/2025 está a decorrer entre os dias 4 a 22 de março de 2024.

No ano letivo de 2021/22, o IST procedeu à implementação da reestruturação do modelo de ensino, denominada de Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas (MEPP), em resposta à desintegração dos ciclos integrados, determinada pelo Decreto-Lei nº 65/2018 de 16 de agosto. Com esta mudança, os cursos que eram Mestrados Integrados no IST, à exceção de Arquitetura, dividem-se agora em 1º e 2º ciclo, pelo que surge a necessidade de entender como se processam os processos de candidatura ao 2º ciclo. Consequentemente, é de notar também que as propinas deixam de ser fixas: na licenciatura mantêm-se em 697€, enquanto nos mestrados de continuidade subiram para 825€, podendo ser consultadas para todos os cursos na Tabela de Propinas disponibilizada pelo IST.

Os alunos que completem o 1º ciclo, no final do ano letivo 2023/24, podem ingressar no 2º ciclo. Relativamente às condições de acesso ao 2.º ciclo para o ano letivo 2024/25, destacam-se duas situações: estudantes que ingressaram no IST antes de 2021/2022 ou a partir de 2021/2022 (inclusive).

Quanto ao primeiro cenário, caso o estudante tenha ingressado no IST num mestrado integrado ou numa licenciatura antes do ano letivo de 2021/2022, tem o acesso direto ao mestrado de continuidade, sem necessitar de se candidatar, com a restrição de não ter interrompido os estudos durante mais de um ano. Caso não escolha prosseguir para um 2º ciclo de continuidade, é necessário realizar uma candidatura ao mestrado eleito.

Quanto ao segundo cenário, caso o estudante tenha o 1.º ciclo concluído, ou o venha a concluir em 2023/24, e deseje prosseguir para o 2.º ciclo, terá de candidatar-se ao mesmo, garantindo que cumpre as condições de candidatura até ao prazo final da mesma.

As candidaturas devem ser realizadas de acordo com o Regulamento de Ingresso no 2.º ciclo do IST, que foi aprovado no dia 8 de fevereiro de 2024 (Despacho do Presidente do IST n.º 1601/2024) e publicado no Diário da República 2.ª Série, n.º 28. Neste documento são definidos os critérios de seleção de forma universal, de acordo com os previstos na Lei, para garantir a equidade nas oportunidades de acesso.

É de notar que um dos requisitos para a candidatura é ter um mínimo de 138 ECTS, ao invés de 180 ECTS, para permitir que todos os estudantes que estejam potencialmente em condições de terminar o 1º ciclo consigam concorrer na 1ª fase de candidatura.

Numa nota adicional, caso os estudantes não estejam em condições de ingressar no 2º ciclo em 2024/2025, mas queiram prosseguir o seu percurso académico, podem inscrever-se em UC isoladas do 2º ciclo, com base no Regulamento de Inscrição de UC Isoladas. Para tal, devem ser cumpridas as seguintes restrições: há um número máximo de 60 ECTS em UC isoladas de 2º ciclo, e a soma das propinas do 1º ciclo com as propinas das UC isoladas de 2º ciclo não pode ultrapassar o valor da propina do 2º ciclo. Para os alunos com um mestrado de continuidade em 2025/2026, as UC isoladas em que o estudante se inscreveu serão creditadas. No caso de se candidatarem a um ciclo de não continuidade, as UC isoladas contribuirão para a nota de seriação, e poderão ser creditadas, caso façam parte do currículo do 2º ciclo a que se inscrevem.

Cada candidatura ao 2º ciclo é sujeita ao pagamento de um emolumento (taxa), que não é devolvido após a seriação dos candidatos, tendo um custo de 50€ por candidatura, para estudantes que sejam do IST. Porém, o preço aumenta para 100€ a partir da terceira candidatura. Adicionalmente, como cada estudante pode ser colocado em múltiplos mestrados, deve ser paga uma taxa de pré-matrícula no valor de 100€, para que seja reservada uma vaga, sendo este valor depois descontado na primeira propina do curso de mestrado em que o estudante fica efetivamente matriculado. Isto serve também para uma libertação atempada da vaga, caso o estudante colocado decida não efetivar a matrícula. Os valores podem ser consultados na secção 9.3 da Tabela de Emolumentos.

Para os estudantes interessados, reforça-se que o período de candidaturas da 1ª fase para o ano letivo de 2024/2025 está a decorrer agora, entre 4 a 22 de março de 2024, com a publicação dos resultados provisórios a 12 de abril. Destacam-se ainda informações relevantes, como os documentos de submissão necessários, os critérios de seleção e a oferta formativa de mestrados em 2024/2025, que podem ser consultadas na página de Mestrados do IST.