Autoria: Mariana Campos (MEAer)
A edição de 2025 da Semana Aeroespacial (SA25) decorreu entre os dias 17 e 21 de fevereiro no Pavilhão Central do Técnico. O Diferencial falou com Maria Lemos, a coordenadora da edição de 2025, para obter mais informações.
A Semana Aeroespacial inclui-se no programa do Técnico Career Weeks, pretendendo conectar os estudantes do IST a empresas da indústria aeronáutica e aeroespacial.
O evento começou a ser preparado em agosto de 2024 por uma equipa de 27 alunos de licenciatura e mestrado em Engenharia Aeroespacial. O trabalho que se estendeu ao longo de seis meses, resultou na edição com maior número de patrocínios até à data. A SA25 contou com 47 empresas e entidades, mais 11 que na edição anterior, traduzindo-se num crescimento de cerca de 30%.
“Dentro das novas empresas que estiveram presentes este ano gostaríamos de destacar o aumento do número de empresas portuguesas deste setor [aeroespacial], mostrando que este se encontra em crescimento em Portugal.”
A main sponsor desta edição foi a Tekever, uma empresa portuguesa fundada por ex-alunos do Técnico que se encontra numa fase de crescimento significativo e já tinha marcado presença em edições passadas.
Apesar de se focar no setor aeroespacial, a SA25 contou também com a presença de empresas de consultoria e de empresas mais direcionadas a outros setores da engenharia, como a engenharia mecânica e a informática: “Cada vez mais procuramos ter empresas que não limitem os estudantes à área do curso em que estão”.
Estiveram também presentes vários projetos de grupos estudantis do Técnico: os projetos do AeroTéc, o núcleo de estudantes de engenharia aeroespacial do IST; a FST Lisboa; o PSEM; a Junitec; o Técnico Fuel Center; o TLMoto; o Técnico Solar Boat; o Técnico Investment Club e o LISAT.
A cerimónia de abertura do evento, que ocorreu no dia 17 de fevereiro às 10h, contou com a participação de: Rogério Colaço, presidente do IST; Luís Castro, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa; Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor; Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa; Sara Rodrigues, representante da Tekever; assim como dos coordenadores de licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Aeroespacial no Técnico e de representantes da Academia da Força Aérea.
De acordo com a coordenadora, alguns dos eventos mais marcantes desta edição foram as palestras do astronauta Patrick Baudry e da engenheira de aerodinâmica da Mclaren, Emel Cankaya, que encheram a plateia de cerca de 150 pessoas.
Ao todo, a semana foi preenchida por 17 palestras, uma sessão de alumni talks com os ex-alunos Inês Passinhas, Nuno Matos, André Glória e Ana Lucia Reis, e 4 workshops, assim como 18 sessões Hire me! – entrevistas one-on-one de 15min com representantes de empresas do setor aeroespacial – a mais recente adição à lista de atividades dinamizadas. Esta nova atividade veio substituir as roundtables, que “têm o lado negativo de fazer com que os participantes falem com todas as empresas presentes e não só aquelas pelas quais têm interesse”.