Erro nas vagas exclui alunos de HACS na Faculdade de Ciências

Autoria: Francisca Branco (LEAer)

A 22 de setembro, um email do Coordenador de Humanidades, Artes e Ciências Sociais (HACS) informava vários estudantes do Técnico de “uma diferença entre as vagas a concurso no IST e as vagas efetivamente disponíveis após a inscrição dos alunos da própria faculdade de ciências”. Isto significa que alguns dos alunos que haviam sido colocados numa destas cadeiras, acabam por não ter vaga – “Infelizmente, NÃO FOI POSSÍVEL incluir o vosso nome nesta lista, o que lamentamos profundamente.”, lê-se.

O stress é já sinónimo das candidaturas a HACS, desde sobreposições de horários, à abertura das candidaturas à segunda fase uma hora antes do comunicado e ao processo de seriação que desfavorece alunos de cursos com médias de entrada mais elevadas [1]. Parece que, afinal, nem a palavra “Colocado”, que tantos alunos do IST ansiavam ver, pôs fim a estes problemas.

Acontece que, alegadamente, a FCUL diminuiu o número de vagas das cadeiras correspondentes às HACS, enquanto o Técnico não fez o mesmo com as vagas disponíveis para candidatura. No caso de Tópicos de Matemática e Arte, onde se lêem “40 vagas previstas”, e na qual ficaram colocados 44 alunos do IST, tem, afinal, menos de 6 vagas.

Número de vagas previstas pelo IST para as HACS na FCUL. Fonte: [2]

Já a cadeira de Ciência em Portugal não está sequer a ser lecionada, dado o número reduzido de alunos da FCUL inscritos na cadeira. Lê-se num email enviado pela professora da cadeira que “a UC não fazia parte da oferta disponibilizada aos alunos do Instituto Superior Técnico e que esse facto terá sido reiterado à direção do IST no passado 14 de setembro”.

Ao receber a notícia, um aluno, que preferiu manter o anonimato, dirigiu-se à secretaria para saber o que poderia fazer, ao que lhe recomendaram o preenchimento de um requerimento livre, onde explicaria a situação e pediria para se inscrever numa outra HACS. No entanto, a solução apresentada no email passa pela priorização destes alunos nas candidaturas a HACS que decorrerão nos restantes períodos do ano, avisando ainda a receção de uma lista de opções disponíveis, no dia 6 de outubro.

Levanta-se, então, outra questão: o prazo de candidatura às cadeiras do segundo período já se encontra encerrado e os alunos já colocados. Dado que os alunos que afinal não ficaram colocados em cadeiras da FCUL têm prioridade, o que acontece a estes? Serão excluídos? Caso tal não aconteça, o que é feito da prioridade assegurada aos primeiros?

A revolta dos estudantes é notória, especialmente entre alunos do último ano de licenciatura que temem ficar retidos por mais um ano. Os responsáveis pelo sucedido não facilitaram a resolução do problema: “Vejo este email, quero ir falar com a AG ou outro responsável no Técnico, não posso, pois o email foi enviado convenientemente a uma sexta-feira, a pouco mais de meia hora dos órgãos fecharem, impossibilitando-me de chegar lá a tempo”, afirma um aluno de Engenharia Aeroespacial.

Os alunos anseiam por soluções, que parecem chegar apenas com o email no dia 6 de outubro.

[1] Regulamento das Unidades Curriculares de Humanidades, Artes e Ciências Sociais 2023/24 (consultado a 22 de setembro de 2023)

[2] Humanidades, Artes e Ciências Sociais – Oferta (consultado a 22 de setembro de 2023)

Nota:

Os alunos excluídos devido ao erro cometido estão a organizar-se para apresentar uma queixa formal. Quem estiver abrangido pela situação é convidado a juntar-se ao grupo no Whatsapp.