Estreia da Camerata de Estudantes do IST

Autoria: Teresa Nogueira (LEEC)

No próximo dia 21 de dezembro, às 18h30, a sala de espectáculos AEIST (sala do GTIST) acolhe a primeira apresentação da Camerata de Estudantes do Técnico (CE-IST). O evento contará com uma panóplia de peças barrocas, trazendo também um toque do espírito natalício que já se faz sentir no ar.

Após alguns meses de árdua preparação, os músicos apresentarão um variado repertório, onde se destaca o Concerto para 2 Flautas em Dó Maior, de Vivaldi, bem como a Sonata para Violino e Violoncelo, de Vivaldi, de nome “Il pastor fido” e ainda a abertura da famosa ópera barroca inglesa: A “Overture de Venus e Adonis” de John Blow. Para celebrar a época festiva, serão apresentadas também versões clássicas de “Sleigh Ride” e “The First Noel”.

Fig. 2: Ensaio da Camerata (2023).

Fundada no ano letivo de 2021/2022, a Camerata de Estudantes do IST enfrentou múltiplos desafios, incluindo a dificuldade de conciliar horários letivos dos vários membros, bem como as exigências logísticas associadas ao espaço de ensaios. A adequação do espaço mostrou-se particularmente desafiadora, dado que uma camerata requer um local apropriado para acomodar estantes e outros equipamentos, necessitando assim de condições específicas e estáveis para a realização das suas atividades. Estas dificuldades limitaram a capacidade da Camerata em estabelecer uma presença ativa dentro da comunidade do Instituto Superior Técnico.

Agora, com uma estrutura mais sólida, um grupo entusiasmado e dedicado e o acesso à sala do GTIST para os ensaios, a camerata está pronta para atingir novos horizontes. Clara Simões, presidente da CE-IST, destaca: “Com a mudança de período conseguimos ensaios mais completos e uma resposta positiva de novos membros. O acesso ao estúdio também foi crucial, criando um ambiente propício para a ideia de nos apresentarmos ao público.”

Fig. 3: Ensaio de Venus e Adonis.

Apesar dos avanços significativos, a iniciativa encontra-se numa fase inicial, com muito espaço para crescer. Procura, neste momento, ampliar e diversificar a sua capacidade instrumental, e, nesse sentido, incentiva novos membros a participarem nas suas atividades musicais. Os Interessados podem informar-se e candidatar-se nas plataformas sociais da CE-IST.