XV Jornadas de Engenharia do Ambiente (JEAMBI)

Autoria: Constança Fernandes (LEBiol)

As Jornadas de Engenharia do Ambiente (JEAmbi) celebraram a sua 15ª edição no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico (IST) durante os dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2024. Organizado por alunos de Engenharia do Ambiente, o evento anual proporcionou uma oportunidade única para celebrar e ressaltar a importância desta engenharia [1].

De acordo com Isabela Teixeira, presidente das JEAmbi, “Este foi o meu terceiro ano na organização do evento, desta vez como presidente. Ao longo destes anos, pude observar a baixa adesão e desinteresse geral por parte dos alunos e da comunidade do IST, bem como a falta de apoio por parte de órgãos externos ao Técnico, como, por exemplo, o facto de, já na edição passada, não termos recebido nenhum prémio para o nosso projeto.”, referindo-se ao Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes, CA2ECTécnico [2].

Isabela ressaltou ainda os desafios enfrentados pela equipa de organização: “Tendo o evento sido antecipado cerca de um mês da data habitual e [contando apenas] com uma equipa de 15 pessoas, tivemos, desde o início, que trabalhar à nossa máxima velocidade, contactando inúmeras empresas para patrocínios, a nossa única fonte de rendimento para poder investir em material de divulgação, oradores, feira de empresas e todas as atividades. Foram meses bastante intensos, onde os estudos foram por vezes colocados de lado, vencidos, por vezes, pelo cansaço.”

Apesar das dificuldades, as JEAmbi destacaram questões relevantes e atuais, bem como workshops, tais como a formação da Magma sobre como realizar um pitch, atividades no HortusIST e a inovadora “Pitch Room“. 

Pitch room. Fonte: Equipa de Imagem das JEAmbi 

“Conseguimos trazer empresas como a Galp, ANA Aeroportos e a Worten, que são empresas com um forte departamento de sustentabilidade e ambiente, e outras:  a DST group, uma construtora, que contém uma das áreas nas quais um engenheiro do ambiente pode exercer; a Helexia, que atua na área das energias; e a Aqualogus e BeWater, que envolvem projetos em águas e saneamento.”

A seleção dos temas abordou questões atuais e pertinentes, com debates sobre o Permafrost, Ação Climática em Lisboa, bem como energias em crescimento, como eólicas offshore e hidrogénio verde. Destaque especial foi dado à palestra sobre o plano do Novo Aeroporto, que atraiu a maior afluência de participantes.

Palestra “Novo Aeroporto”. Fonte: Equipa de Imagem das JEAmbi 

O evento também contou com apresentações online de especialistas na área. Contou com a presença do Dr. Ivan Spasojevic, fundador da Liquid3, um projeto em torno do desenvolvimento de “árvores líquidas”, conseguidas através da construção de um aquário transparente, feito de acrílico, que contém 600 litros de água e microalgas que, para realizarem a fotossíntese, recorrem ao dióxido de carbono presente no ar da cidade [3].Já a Dra. Inês Pereira, da Quercus, apresentou o projecto “Linhas eléctricas e aves”, que tem como objectivo dar continuidade ao processo de compatibilização das redes eléctricas aéreas de alta e média tensão com a conservação das aves em Portugal Continental, através da minimização do impacto negativo destas infra-estruturas nas aves selvagens.

Liquid3: árvores líquidas que limpam o ar urbano. Fonte: Dscarb

Isabela também compartilhou os desafios e ambições da equipa, “Quando assumi o cargo, ambicionava várias outras coisas que depois não conseguimos concretizar, como um giveaway, um elemento chamativo, à semelhança do ano passado, como a baleia na entrada de civil, mas com a nossa dimensão não nos foi de todo possível gerir esforços para tudo.”

As JEAmbi 2024 encerraram com uma mensagem de agradecimento e esperança. Isabela agradeceu a todos os patrocinadores, ao NEEA, à AEIST, à CML e à equipa e amigos, destacando o esforço e dedicação de todos.

Para o próximo ano, as expectativas são altas, com planos para expandir e fortalecer ainda mais as JEAmbi, mantendo seu compromisso com a engenharia do ambiente e a sustentabilidade.

Referências:

[1] JEAmbi 2024 [Acedido a 18 de fevereiro de 2024] 

[2] CA2ECTécnico [Acedido a 18 de fevereiro de 2024]

[3] Liquid3 [Acedido a 18 de fevereiro de 2024] 

Leave a Reply