Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo distingue Elsa Abranches e Marta Tomé 

Autoria: Ângela Rodrigues (LEFT) 

No passado dia 24 de janeiro, decorreu, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, pelas 18 horas, a cerimónia de entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintassilgo a Marta Tomé, na categoria Young Alumna, e Elsa Abranches, na categoria Role Model. Este prémio, atribuído pela primeira vez em 2016, é uma iniciativa do grupo Gender Balance@Técnico, que pretende promover a cultura de igualdade de género, na ciência e tecnologia e no ensino superior.

Esta, que é já a 7ª edição, contou com a presença do Presidente da República, que patrocinou pela primeira vez este prémio, do Presidente do Instituto Superior Técnico (IST), do Reitor da Universidade de Lisboa e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A cerimónia iniciou-se com um breve discurso de Rogério Colaço, no qual mencionou o caso de Mahsa Amini, uma jovem curda, morta pela Polícia da Moralidade Religiosa por “uso inadequado” do hijab, e como a implementação de políticas ativas de igualdade de género poderia ter evitado a morte desta jovem. Destacou a importância de iniciativas que fomentem a igualdade de género, pois, apesar de não ocorrerem este tipo de situações em Portugal, não significa que não existam desigualdades: os salários das mulheres são 13,1% inferiores aos dos homens [2], há menos mulheres a ocuparem cargos políticos e de liderança, das pessoas acolhidas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, 50,1% são mulheres, enquanto 1,3% são homens [3]. Segundo o Presidente do IST, promover iniciativas de igualdade de género “é uma obrigação e um dever civil nacional, um valor a defender com tanta paixão e convicção como o valor da liberdade”.

“No Técnico, o talento feminino será sempre bem-vindo, será sempre protegido e será sempre acarinhado”. Acrescenta: “O prémio que hoje recebem é muito mais do que um prémio ao vosso imenso talento, é um símbolo do talento feminino […]”.

Durante os seus discursos, os co-coordenadores do grupo Gender Balance@Técnico, Beatriz Silva e Alexandre Bernardino, destacaram o papel das CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na inovação e na solução de problemas, sendo essa uma das razões para promover uma cultura inclusiva, onde todos tenham direito às mesmas oportunidades. “Quando excluímos as mulheres destas áreas, perdemos perspetivas, ideias e soluções inovadoras que beneficiariam a sociedade como um todo”. 

Por este motivo, foi criado o prémio Prémio Maria de Lourdes Pintassilgo, que se destina a distinguir anualmente duas mulheres formadas no Técnico: uma recém-graduada, com menos de 27 anos que se tenha destacado pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico (categoria Young Alumna), e uma antiga aluna que tenha completado o ciclo de estudos há mais de quinze anos, com distinguíveis contribuições profissionais e/ou sociais (categoria Role Model) [4].

Marta Tomé, vencedora na categoria Young Alumna, completou o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico em 2021, com a tese “Buckling analysis of laminated composite and sandwich plates considering the piezoelectric effect” avaliada em vinte valores. Estudou a instabilidade e o comportamento de estruturas laminadas tipo sandwich com núcleo viscoelástico, munidas de sensores e atuadores piezoelétricos, permitindo analisar o comportamento das mesmas quando sujeitas a forças de compressão que podem levar à sua instabilidade ou colapso. Este estudo foi publicado na revista internacional “Composite Structures”. Durante o mestrado, realizou um estudo no idMEC sobre a influência do refinamento da malha na otimização da distribuição de patches piezoeléctricos num painel tipo sandwich, que foi apresentado na primeira Conferência Ibero-Americana de Materiais Compósitos 2021 (IAMaC2021) [5,6]. Atualmente, encontra-se a trabalhar como software developer.

Na segunda categoria, Role Model, o prémio foi atribuído a Elsa Abranches, licenciada em Engenharia Química e Doutorada em Biotecnologia de Células Estaminais. É internacionalmente reconhecida pela carreira profissional na investigação, desenvolvimento, estandardização e regulamentação de terapias medicinais avançadas com produtos derivados de células estaminais. Fez parte de diversos projetos científicos, nomeadamente no âmbito da Agência Reguladora do Medicamento do Reino Unido (Medicines and Healthcare products Regulatory Agency, MHRA). É Diretora Sénior no Departamento de Terapia Celular, na AstraZeneca. Tem uma posição de liderança no planeamento estratégico do desenvolvimento de terapias avançadas de base celular e integra vários comités de avaliação da regulamentação deste tipo de terapias. É também Tesoureira Regional do Comité Executivo Europeu da Sociedade Internacional de Terapias Celulares e Genéticas [5,6]. 

Da esquerda para a direita Rogério Colaço, Luís Ferreira, Elvira Fortunato, Marcelo Rebelo de Sousa, respetiva vencedora, Alexandre Bernardino, Beatriz Silva e Miguel Goulão. Fotografias: Diogo Faustino

Após os discursos de Marta Tomé e Elsa Abranches, o Reitor da Universidade de Lisboa congratulou as laureadas e os responsáveis pela organização do prémio e destacou o papel de Maria de Lourdes Pintasilgo que, para além de ter sido a primeira e única Primeira Ministra de Portugal, lutou não só pela igualdade das mulheres, mas pela igualdade de todos os que eram descartados e marginalizados pela sociedade. 

Para concluir a cerimónia, o Presidente da República destacou o papel do IST e dos seus alumni na sociedade, a importância do 25 de abril para as questões de igualdade de género e socioeconómicas e voltou a frisar a importância de Maria de Lourdes Pintasilgo nestes temas.

“A igualdade de género constrói-se todos os dias porque há uma cultura discriminatória de vários séculos”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Referências

[1] Fotogaleria da Entrega do Prémio 

[2] Desigualdade salarial entre homens e mulheres

[3] Violência Doméstica em Portugal

[4] Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 

[5] Cerimónia de Entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo (7.ª Edição) 

[6] Booklet da Cerimónia 

Leave a Reply