18ª Festa do Cinema Italiano passa por Lisboa de 9 a 17 de abril

Autoria: João Carranca (MEIC-A)

Este ano assinala-se o 18º aniversário da Festa do Cinema Italiano, que passará por mais de 20 cidades. A passagem por Lisboa acontece entre 9 e 17 de abril, com a programação a centrar-se no Cinema São Jorge, passando ainda  pelo Cine-Teatro Turim, Cinema Fernando Lopes e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Para celebrar o seu 18º aniversário, a Festa do Cinema Italiano abre e encerra com dois filmes focados em temáticas que se relacionam com o atingir da idade adulta. A Grande Ambição, de Andrea Segre, que estará presente na abertura, sobre Enrico Berlinguer, secretário do Partido Comunista Italiano, explora o tema da maturação da consciência política. Já Diva Futura – Cicciolina e a Revolução do Desejo, de Giulia Louise Steigerwalt, explora o tema da sexualidade e, especialmente, da liberdade sexual.

Esta edição terá também um foco especial no 100º aniversário de Marcello Mastroianni, um dos maiores e mais importantes atores italianos da história, e um dos maiores da Europa. A secção Pereira sono io será o espaço que a Festa do Cinema Italiano dedicará à forte ligação que o ator italiano estabeleceu com Portugal, especialmente no final da sua longa carreira. Viagem ao Princípio do Mundo (1996), de Manoel de Oliveira, a última aparição do ator italiano na tela, será passada no Cinema São Jorge, dia 15, às 17 horas. Para acompanhar esta homenagem, haverá também uma exposição fotográfica no Cinema São Jorge, com foco especial no período passado pelo ator em Portugal. Uma seleção das mais icónicas interpretações de Mastroianni, como La Dolce Vita e Una Giornata Particolare, será mostrada no Cinema Fernando Lopes. 

Há também espaço para o cinema de autor com O Último Padrinho, que conta a história de Matteo Messina Denaro, o último boss da Máfia, que foi capturado em 2023 após quase 30 anos de paradeiro desconhecido. Os dois realizadores, Antonio Piazza e Fabio Grassadonia, estarão em Lisboa e Cascais para apresentar o filme.

Ao longo dos 9 dias de passagem pela capital, a programação é intensa, com espaço para estreias, antestreias, curtas-metragens, realizadores e atores de renome, artistas estreantes, obras de culto e os maiores sucessos de bilheteira do cinema italiano de 2024, como Diamantes, de Ferzan Ozpetek, e LoucaMente, de Paolo Genovese.

Haverá também noites de karaoke, stand-up e ilusionismo italiano, de dois Cine-jantares, em Lisboa e Cascais, com locais ainda por anunciar.

O programa completo está disponível no site da Festa do Cinema Italiano.

Leave a Reply