Autoria: Ângela Rodrigues (LEFT)
Nos passados dias 28, 29 e 30 de março, o Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico (GTIST) apresentou a peça “Candid@”, encenada por Zé Pedro Fernandes, como exercício final do Curso de Expressão Dramática da turma de 2024/2025.
A apresentação da peça “Candid@” marca o fim do Curso de Expressão Dramática da turma de 2024/2025. Este curso é uma iniciativa anual do GTIST que tem como objetivo proporcionar formação teatral a todos os entusiastas “com ou sem experiência prévia na área do teatro, de qualquer idade ou profissão”. De outubro a março, a turma de 2024/2025 esteve envolvida em ensaios de aproximadamente 3 horas, duas vezes por semana, para desenvolver as suas competências teatrais. O resultado desse trabalho de cerca de 5 meses culminou no exercício final apresentado ao público.
Ao longo de cerca de 105 minutos, o público acompanha Cândid@ numa busca ingénua entre o amor e o sentido da vida, que ultrapassa uma miríade de situações onde a história do clássico Cândido ou O Otimismo, de Voltaire, escrita no século XVIII, se alia à atualidade. Exemplos desta mistura são o caso da menina Cunegundes, que se encontra numa relação poliamorosa com o Inquisidor-mor e com uma judia, ou o da viagem de Cândid@, Cunegundes e Velha, partindo de Lisboa rumo à América. Uma vez chegados a uma Nova Iorque em pleno século XXI, Cândid@ aprende a usar aplicações de encontros, ao passo que a Cunegundes e a Velha são vendidas ao Sr. CEO da América, que mais tarde anseia por comprar terrenos por 5 milhões na Faixa de Gaza.
Apesar do espetáculo só ter sido anunciado no dia 25 de março, rapidamente esgotaram os bilhetes para sexta-feira, dia 28 de março e para domingo, dia 30 de março.