Marina Abramovic revela a sua odisseia visual: um olhar sobre a vida da artista

Autoria: Francisco Dias (LEC)

No eco dos salões da London’s Royal Academy of Arts, um espetáculo desdobra-se na noite de 23 de setembro. Marina Abramovic, a indomável artista conceptual, lança o seu feitiço enigmático sob a cativada audiência para apresentar a sua biografia visual, uma tapeçaria radiante tecida pelas mais variadas atuações da artista.

Conhecida por alargar as fronteiras da resistência humana, Abramovic orquestrou performances que ressoam com a alma do espectador e desafiam as convenções artísticas até então adotadas, por exemplo, no seu trabalho icónico, “The Artist Is Present”, que consiste na artista sentada no MoMA por 736 horas, convidando os restantes a, frente a frente, partilhar o silêncio que os separa. Em “Rhythm 0”, Marina reduz-se ao seu corpo, uma tela passiva, permitindo que fizessem uso de si, expondo assim a natureza humana e a sua agressividade.

“The Artist is Present” [2]
“Rhythm 0” [3]

A biografia visual encapsula a essência do nomadismo criativo de Abramovic. Convida-nos a explorar o labirinto que é a mente da artista, aprofundando os bastidores dos encontros viscerais da auto-exploração da criadora. O folhear da sua mais recente Visual Biography oferece um vislumbre da sua intensidade crua em atuações como “The House with the Ocean View”, onde se isola por 12 dias sem qualquer tipo de sustento, ou como em “The Lovers”, onde, acompanhada do seu antigo parceiro Ulay, andam sob a muralha da China até que, passados 90 dias, se encontram a meio.

Entre as páginas da sua biografia visual, somos forçados a abraçar a arte da indução, sendo raro o que não questiona as nuances da própria existência. A obra de Marina Abramovic é uma sinfonia enigmática perturbadoramente bela, um testamento ao espírito humano e à sua capacidade de evoluir e transcender. A biografia, inaugurada na nobre Royal Academy of Arts, relembra-nos que a artista é transversalmente a maestrina desta sinfonia e nós, a audiência, somos eternos aplausos ao seu génio inigualável.

Referências:

[1] https://shop.royalacademy.org.uk/marina-abramovic-a-visual-biography

[2] https://www.moma.org/calendar/exhibitions/964

[3] https://br.pinterest.com/pin/757660337304019917/

Leave a Reply