Alagamentos na Residência Manuel da Maia e Obras na Duarte Pacheco

Autoria: Mariana Campos (MEAer)

Em entrevista ao Diferencial, Pedro Simão, Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASUL), falou sobre os mais recentes problemas das Residências Manuel da Maia e Duarte Pacheco. 

Localizada no cruzamento da Avenida Manuel da Maia com a Alameda D. Afonso Henriques, a Residência Manuel da Maia, que resulta de uma obra de reabilitação e adaptação de dois edifícios, foi inaugurada em abril e entrou em funcionamento este ano letivo. 

Desde a sua abertura, têm-se verificado alguns problemas, tal como a existência de alagamentos nas casas de banho após a utilização dos duches. “Esse foi um dos erros do projeto”, afirma Pedro Simão, que explica que existiram algumas falhas na construção dos chuveiros. O administrador garantiu que a situação está “claramente identificada” e comunicada ao município, que já estudou medidas de mitigação. De notar que as reparações desta residência ainda estão a cargo da Câmara Municipal de Lisboa (CMLisboa), ao contrário das restantes residências dos SASUL. Temporariamente, os SASUL contrataram maior mão de obra para a limpeza da água. Está também em fase de implementação, pela CMLisboa, a colocação de ‘barreiras de contenção’, para evitar que a água dos chuveiros escorra para fora.

Algumas particularidades da construção desta residência foram também discutidas. Tal como Pedro Simão explicou, devido ao aproveitamento de estruturas já existentes no edifício, a residência contém ao todo apenas três canos de esgotos. Desse modo, para evitar complicações adicionais ao escoamento, foram construídas casas de banho partilhadas e a cozinha foi colocada no piso -2, servindo esta para todos os 320 estudantes que habitam a Manuel da Maia.

O Diferencial abordou ainda alguns incidentes de falta de comunicação entre os serviços dos SASUL e os seus residentes. Foi discutida uma situação que ocorreu no final do ano letivo 2023/2024, na qual os residentes da Residência Duarte Pacheco não foram informados acerca da data de troca dos colchões. Na sequência desta conversa, o Administrador garante que este ano já convocou uma reunião com as Comissões de Residentes e urge às mesmas que comuniquem quaisquer desvios de informações.

Em relação à Residência Duarte Pacheco, localizada no Parque das Nações, Pedro Simão afirma que esta sofrerá uma obra de reabilitação a ser lançada no próximo ano: “Neste momento está terminado ou praticamente terminado o projeto de reabilitação que a Duarte Pacheco precisa”. É previsto que as remodelações incluam o alargamento das cozinhas, um novo parque fitness entre os Blocos B e C da Residência, a instalação de novos elevadores, algumas intervenções na rede elétrica, a remodelação das salas de estudo, e algumas obras pontuais em instalações sanitárias degradadas.

Leave a Reply