24ª edição das JEEC: a semana da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é o evento inaugural do Técnico Innovation Center

Autoria: Sofia Calado (MEEC)

Na semana de 19 a 23 de fevereiro decorreu a 24ª edição das Jornadas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (JEEC), evento que inaugurou as instalações do Técnico Innovation Center (TIC) do Instituto Superior Técnico (IST). As JEEC pertencem às “Semanas de Carreiras do Técnico” e consistem num conjunto de stands de empresas, painéis de discussão, palestras e workshops abertos aos estudantes e ao público. Uma das suas principais missões é a aproximação entre o mundo académico e o mundo empresarial.

As JEEC constituem uma das maiores job fairs do IST, ocorrendo anualmente desde 2001. Ao longo de uma semana, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de 55 empresas nas JEEC. Durante cada dia do evento estiveram presentes cerca de 22 stands na job fair, que contaram com a presença de empresas externas e de núcleos do IST. Realça-se também a ocorrência de workshops, inside talks, alumni talks, painéis de discussão e palestras com oradores de renome nacional e internacional, direcionados aos estudantes.Este evento foi organizado por estudantes que pertencem à equipa da JEEC. Nos últimos anos, esta semana ocorreu em tendas montadas na Alameda. Porém, este ano essa opção foi excluída e o IST apresentou a alternativa de conduzir as JEEC no TIC, cuja abertura ao público ocorreu no final de 2023. Assim, a 24ª edição das JEEC foi a primeira job fair do IST a ter lugar no TIC.

Figura 1: Espaço de realização das JEEC.

De notar que a equipa das JEEC conta com mais de 50 membros que participaram no planeamento deste evento, juntamente com alguns voluntários externos. Quanto à estrutura da equipa da JEEC, inclui os 3 coordenadores, Afonso Barroco, Daniel Pacheco e Margarida Pereira, alunos do 5º ano de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que são responsáveis pelas 5 equipas internas: web dev, logistics, marketing, business e speakers.

Numa entrevista realizada a dois dos membros da coordenação da equipa da JEEC, foi possível compreender os aspetos fulcrais que definiram a organização do evento, assim como os acontecimentos de maior relevância a destacar nesta semana.

Figura 2: Equipa de coordenação das JEEC. Fonte: Equipa da JEEC.

Segundo Margarida Pereira, que para além de coordenadora da JEEC é também tesoureira do Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o principal fator a destacar é a dinâmica de feira de empresa que o evento tem pois “o intuito da maioria dos estudantes é saber quais as oportunidades que têm para além do curso, não só ao nível do mercado de trabalho, mas também no lado da investigação”, sendo enaltecida a missão de simultaneamente “levar os estudantes a contactar com o mundo empresarial e divulgar oportunidades em núcleos e institutos dentro do Técnico “.

Quanto à nova localização do evento, Daniel Pacheco, coordenador da JEEC, reforçou que existem vantagens e desvantagens em comparação com o ano passado: “Penso que o TIC como espaço é mais interessante do que a tenda, mas tivemos algumas dificuldades na divulgação por ser um espaço fora do Técnico, assim como na logística devido à planta do espaço que nos deram”, sendo algumas das principais dificuldades a montagem do palco e a disposição dos stands das empresas, no curto período de tempo que tiveram para organizar o evento.Os prémios são uma das principais estratégias usadas para atrair estudantes às JEEC. Estes são atribuídos com base na quantidade de stands que se visita na job fair, e cuja percentagem de progresso é apresentada na app desenvolvida pela equipa da JEEC. A título de curiosidade, entre os brindes distribuídos nesta edição, destaca-se, um pato de borracha chamado “Jeecas”, usado de forma comum entre programadores para fazerem debug verbal do código.

Figura 3: Espaço de entrada para o palco das JEEC.

Como balanço final na entrevista, Daniel considera que, contrariamente a antes, “o facto do TIC ser mais longe do Técnico, faz com que os alunos que cá vêm estejam mais interessados em ver a job fair ou as outras atividades que organizamos”, e Margarida destaca que “tivemos um feedback muito mais positivo das empresas este ano, pois o espaço é mais confortável e tiveram uma maior aderência de alunos interessados […] estamos orgulhosos da organização e da equipa das JEEC”.

As JEEC irão retornar no próximo ano, com o intuito de continuarem a permitir aos estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, bem como outros interessados, de se aproximarem do mundo profissional.