Autoria: Francisco Ferreira (MEIC-T)
Entre 7 e 19 de abril, estiveram reunidas em Coimbra as melhores equipas do desporto nacional universitário para competirem no Campeonato Nacional Universitário (CNU). As equipas disputaram os títulos nacionais de 9 modalidades diferentes e o apuramento para os Campeonatos Europeus Universitários de 2025.
Em competição estiveram 3 equipas da AEIST, nas modalidades de Basquetebol Masculino, Futsal Feminino e Futebol de 11 Masculino. Cabe aqui lembrar que, apesar de terem conseguido o apuramento para o CNU com um segundo lugar no Campeonato Universitário de Lisboa, a equipa de Andebol Masculino foi suspensa e substituída nesta fase pela equipa da AEFCT.
Basquetebol Masculino
Na primeira semana, a equipa de Basquetebol Masculino conquistou o segundo lugar no Grupo A, com vitórias sobre a NOVA (49-47) e AEFEUP (57-50). Contra o IPC, eventual vencedor do grupo, perderam (35-38), naquele que foi o jogo com menos pontos de todo o torneio. Já na meia-final, uma derrota após prolongamento frente à AAUAv (63-67), eventual vencedora do torneio, ditou que a equipa da AEIST iria lutar pela medalha de bronze. Este jogo trouxe a primeira medalha para o Técnico, após “desforra” folgada frente ao IPC (78-61).
Futsal Feminino
Na segunda semana, após uma vitória frente à AEESS (3-0) e uma derrota frente à AAUMinho (0-1), a equipa de Futsal Feminino precisava de uma vitória frente à equipa anfitriã da AAC para se apurar para a fase seguinte e cumpriu a tarefa (2-1). Na meia-final perdeu contra o IPC (4-2), mas, frente à NOVA (após empate por 2-2), as atletas da AEIST venceram por 3-2 no desempate por grandes penalidades, trazendo para casa a medalha de bronze.

Futebol de 11 Masculino
Já a equipa de Futebol de 11 Masculino, após terminar a fase de grupos com 4 pontos com uma vitória sobre a AEISEG (3-1), uma derrota às mãos da AEFADEUP (0-2) e um empate frente ao IPC (1-1), perdeu por 1-0 na meia-final frente à AEFEP. Na disputa pela medalha de bronze, repetiu-se o último confronto da fase de grupos, mas desta vez o IPC levou a melhor, marcando 3 tentos sem resposta.
No panorama geral, a grande vencedora desta edição dos CNU foi a AAUMinho, com 4 medalhas de ouro. Desta forma, ultrapassaram a AEIST no medalheiro nacional da história da competição, que caiu para o 4º lugar. Contudo, é importante notar que, apesar de ambas terem o mesmo número de medalhas de ouro (24), a AAUMinho tem vantagem no critério de desempate por ter 12 medalhas de prata comparativamente às 10 da AEIST.
Glossário:
AAUMinho – Associação Académica da Universidade do Minho
AAUAv – Associação Académica da Universidade de Aveiro
AAC – Associação Académica de Coimbra
AEESS – Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (do Politécnico do Porto)
AEFADEUP – Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
AEFCT – Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (da Universidade Nova de Lisboa)
AEFEUP – Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
AEISEG – Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão
AEIST – Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico
FADU – Federação Académica do Desporto Universitário
IPC – Instituto Politécnico de Coimbra