Edição deste ano das Jornadas de Civil duplicou o número de empresas

Autoria: Diogo Faustino (MEAer)

De 26 de fevereiro a 1 de março, o Fórum Civil dinamizou a décima primeira edição das Jornadas de Civil, no pavilhão de Civil. Este evento permitiu aos estudantes do curso estabelecer contactos com 44 empresas da sua área.

A 11ª edição das Jornadas, que só foram interrompidas durante a pandemia, contou com a presença de 44 organizações. “Ainda tivemos que recusar algumas”, revela o presidente do Fórum Civil, Rafael Francisco, em declarações ao Diferencial. A edição do ano anterior “só” havia juntado 22 empresas e a duplicação de participantes levou a constrangimentos na logística da feira de empresas: “tivemos que alterar o layout para que coubessem todos e a feira é rotativa, com dois turnos de 22 empresas cada”.

Para além dos representantes das estruturas do Técnico, o arranque oficial do evento contou com a intervenção de representantes da Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil e do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Sul. A ligação do curso à Ordem dos Engenheiros é especialmente estreita: os engenheiros civis constituem 47.5% dos membros da OE, já que a inscrição é obrigatória para o exercício da sua profissão.

O programa contou com conferências, visitas técnicas, o Challenge – uma “mini competição” com casos de estudo – alumni talks com antigos alunos do curso, um brunch e até um matchmaking, onde os participantes puderam conhecer os representantes das empresas, com maior proximidade e calma do que na feira de empresas.

Nas “Civil Talks”, o foco esteve na reduzida representatividade feminina na engenharia civil e as empresas foram convidadas a trazer engenheiras civis para debater. O curso de engenharia civil no Técnico permanece como um dos mais predominantemente masculinos: as alunas representaram apenas 17.1% dos recém chegados à licenciatura em 23/24.

Para além dos alunos da casa, a organização afirma ter recebido alunos da Universidade do Algarve, do Instituto Politécnico de Bragança, da Universidade Nova de Lisboa e até alguns estudantes de Eindhoven que estavam em visita à capital: “Estamos muito contentes porque as outras universidades começam a reparar em nós”.

O Fórum Civil estima ter recebido mais de 350 visitantes diários na feira de empresas, na que foi “uma das maiores edições das Jornadas de Civil”. Este crescimento é acompanhado por uma equipa reforçada, cujos órgãos sociais contam já com 49 membros.

Para a realização das Jornadas deste ano, a Associação dos Estudantes de Engenharia Civil, fundada em 1996, recebeu um apoio de 350€ por parte do Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes (CA2ECTécnico), com o qual já não contava desde 2021/22.