Autoria: Catarina Curado (LMAC) e Miguel Laurito (LEE)
Entre os dias 24 e 27 de fevereiro, decorreu a Semana Empresarial e Tecnológica (SET) no campus do Taguspark. Este evento, organizado pelo Laboratório de Apoio à Gestão de Atividades Extracurriculares dos Estudantes (LAGE2), foi uma das iniciativas estudantis pertencentes às Técnico Career Weeks 2025. Para entender as diferenças face às edições anteriores, o Diferencial conversou com Gabriel Gabriel, coordenador do departamento de Marketing e Design da SET.
A SET é um evento anual que tem como objetivo aproximar os mundos académico e empresarial. Gabriel Gabriel, um dos coordenadores da SET, explicou que esta é a maior iniciativa deste tipo no Taguspark, não só porque mobiliza dezenas de estudantes e empresas para a sua realização, mas também porque envolve os quatro cursos do polo de Oeiras: Engenharia Eletrónica, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia e Gestão Industrial, e Engenharia Informática e de Computadores.
Este ano, ao contrário das edições passadas, a organização optou por uma nova abordagem, trazendo empresas das quatro áreas de estudo a todos os dias do evento. A ideia por detrás desta alteração foi permitir aos estudantes, independentemente do curso que frequentam, participarem em todas as atividades do programa, promovendo uma maior integração entre as diferentes áreas de estudo.
As candidaturas ao recrutamento da SET foram abertas no início do ano letivo, dando oportunidade aos estudantes do primeiro ano de licenciatura de integrarem a organização do evento. A equipa conta com quatro departamentos responsáveis pelo planeamento da semana: Relações Externas, Marketing e Design, Logística, e Suporte Informático, sendo que cada um desempenha um papel fundamental para garantir o sucesso desta iniciativa. A organização escolheu ainda um lema para a nona edição da SET: “Set the vision, achieve the goal”. A ideia por trás desta expressão é destacar a importância de estabelecer metas claras e trabalhar arduamente para as alcançar.
Na sessão de abertura, o Professor Rogério Colaço, presidente do IST, agradeceu a toda a comissão organizadora pelo esforço na realização do evento, destacando ainda que iniciativas como esta exigem um conjunto de competências que não se aprendem nas aulas. Acabou, contudo, por expressar alguma preocupação com a baixa participação dos professores nestes eventos e incentivou os estudantes a envolverem também os seus docentes nas iniciativas.
No primeiro dia, para além da sessão de abertura, que contou com a presença da Tuna Mista do Instituto Superior Técnico (TMIST), ocorreram duas palestras no palco principal, “Como transformar ideias em startups de sucesso” e “Como analisar uma oportunidade de investimento”. Nas salas decorreram diversos workshops, focados em proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender e interagir com profissionais da indústria, preparando-os para o mercado de trabalho. Além disso, os interessados puderam apresentar-se às empresas e obter feedback construtivo e imediato nas speed interviews.
O modelo das speed interviews foi também alterado. Ao invés de o estudante se apresentar a várias empresas ao mesmo tempo, este apresenta-se a cada empresa individualmente, passando à seguinte após alguns minutos.

No segundo e terceiro dias, realizaram-se também speed interviews, workshops e palestras. O segundo dia foi marcado pela discussão sobre a cibersegurança, com a palestra “Cyber Talk”, apresentada pelo Daniel Leitão, alumnus do IST, e pelo workshop da Deloitte, onde se simulou um ciberataque e maneiras de os combater.
O tema central do terceiro dia foi a discussão sobre Inteligência Artificial e a previsão do futuro da Economia e da Tecnologia, marcado especialmente na palestra “Inteligência Artificial: Moldando o Futuro, Hoje”, apresentada pelo Prof. Arlindo Oliveira, e no workshop apresentado pela LTP Labs. Além disso, várias empresas presentes neste dia apresentaram-se como “AI-Driven”, realçando a importância da tecnologia no setor.
O quarto e último dia do evento foi dedicado aos Grupos Estudantis: Núcleos de Curso, Secções Autónomas e equipas como o PSEM e o Técnico Solar Boat, que apresentaram os seus projetos, ideias e atividades. Ao longo do dia, decorreram ainda duas palestras: a primeira intitulada “Os segredos do recrutamento: Insights de uma CFO”, apresentada por Ana Dias, CFO da Medialivre, e a segunda, intitulada apenas de “À conversa com alumni”, num modelo mais conversacional, com a participação dos ex-alunos Tomás Neves de Almeida, formado em Engenharia e Gestão Industrial, e Gonçalo Cardoso, formado em Engenharia de Telecomunicações e Informática.