Projeto de separação de resíduos “Técnico faz a diferença” eleito Boa Prática do Ano

Autoria: Patrícia Marques (MECD)

O projeto “Técnico faz a diferença (TFD) – Modelo e Plano Operativo para a gestão de resíduos sólidos urbanos no IST” recebeu, no passado dia 14 de novembro, o prémio de Boa Prática do Ano de 2023, Impacto Societal. O projeto foi coordenado por Silvia Di Salvatore, membro da plataforma IST-Ambiente, e o prémio atribuído pelo Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST).

O projeto enquadra-se na iniciativa “Técnico Sustentável – Ambiente Sociedade Economia” da Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente (IST-Ambiente). Os membros da iniciativa são os responsáveis pelos projetos “Mecânica faz a diferença” e “Técnico + Verde”, vencedores de prémios de Boas Práticas em 2021 e 2022. A cerimónia de apresentação e entrega dos certificados ocorreu no 6.º Encontro do ObservIST, com o objetivo de divulgar as Boas Práticas reconhecidas na 8.ª Call.

O TFD, projeto apoiado pelo núcleo estudantil AmbientalIST e pela Associação de Estudantes do IST, baseia-se na remoção dos caixotes de lixo indiferenciado e substituição por ecoílhas de separação de resíduos sólidos, seguida de recolha seletiva e monitorização. Colocadas em pontos estratégicos dos espaços comuns dos edifícios, as ecoílhas são constituídas por caixotes de separação de resíduos (indiferenciados, embalagens, papel, vidro e biorresíduos) e têm placas informativas que discriminam regras de separação. O projeto não se limita à criação das ecoílhas: engloba o desenvolvimento da aplicação para monitorização diária e sessões de formação para as equipas de limpeza.

O projeto é pioneiro na sistematização da separação de resíduos no campus Alameda e atingiu inclusive resultados de separação acima da média nacional (referentes à percentagem em peso de resíduos recicláveis conforme dados da Agência Portuguesa do Ambiente). Em abril de 2022, iniciou-se a monitorização da quantidade de resíduos, tendo esta já ocorrido nos pavilhões de Civil, Central, Complexo Interdisciplinar, Matemática, Física, Mecânica I, II, III e IV. Os resultados da implementação no pavilhão de Civil, referentes à segunda semana de outubro, revelam 53% de resíduos recicláveis separados, dos quais 3% biorresíduos. Silvia Di Salvatore refere que “em Civil, por enquanto, há poucos baldes de biorresíduos pelo que podia haver uma separação muito superior”.

O TFD visa a diminuição do impacto ambiental negativo do nosso Instituto, a implementação da separação de biorresíduos, conforme previsto pela Diretiva (UE) 2018/851, de 30 de maio de 2018, e a alocação de capacidade de investimento em equipamentos de separação e recolha de resíduos.

[1] Boa Prática do Ano

[2] Projeto “Técnico faz a diferença”

[3] 6º Encontro ObservIST

[4] Técnico Sustentável