Rogério Colaço volta a tomar posse como Presidente do Técnico

Autoria: Maria Rosa (LEIC)

No passado dia 3 de janeiro, ocorreu, no Centro de Congressos, a tomada de posse do novo Presidente do Instituto Superior Técnico, o reeleito professor Rogério Colaço, e do Conselho de Gestão (CG). A cerimónia teve sala quase cheia, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

A sessão foi iniciada pelo professor Luís Oliveira e Silva, Presidente do Conselho de Escola, que nos levou numa viagem pelo legado do IST, elogiando as melhorias feitas durante o mandato de Rogério Colaço ao nível da aprendizagem e infraestrutura, assim como o fortalecimento da conexão com a comunidade, particularmente com alumni e com o tecido empresarial. O professor afirmou também acreditar que o presidente reeleito estará “à altura deste nosso legado”.

Seguiu-se a tomada de posse propriamente dita, começando pelo Prof. Rogério Colaço, seguido dos Vice-Presidentes e do Administrador do Conselho de Gestão. Entre os 9 Vice-Presidentes anteriores, 4 mantêm-se: a Doutora Isabel Marques Dias volta a tomar posse como Vice-Presidente para a Gestão Financeira, e os antigos Vice-Presidentes para as Instalações e Equipamentos, Prof. Miguel Amado, Assuntos Académicos, Prof. Alexandre Francisco, e Ligações Empresariais e Operações, Prof. Pedro Amaral, ocupam, respetivamente, os cargos de Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Infraestruturas, Vice-Presidente para as Tecnologias Digitais e Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. Nuno Brito Pedroso retoma o cargo de Administrador.

Vice-Presidente para a Gestão FinanceiraIsabel Marques Dias
Vice-Presidente para a Sustentabilidade e InfraestruturasMiguel Amado
Vice-Presidente para as Tecnologias Digitais Alexandre Francisco
Vice-Presidente para os Assuntos AcadémicosFrancisco Melo
Vice-Presidente para os Assuntos Internacionais Zita Martins
Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo Pedro Amaral
Vice-Presidente para o Campus Taguspark Joana Mendonça
Vice-Presidente para o Campus Tecnológico e Nuclear Susana Marta Almeida
Vice-Presidente para a Qualidade, Planeamento e OperaçõesJorge Morgado
Administrador Nuno Brito Pedroso
Tabela 1: Novo Conselho de Gestão [1]

Rogério Colaço agradeceu aos estudantes e realçou a importância do Técnico para o país como maior escola da Universidade de Lisboa. Sublinhou como tópicos de grande importância o investimento nas condições de estudo dos estudantes, a sustentabilidade dos campi e a internacionalização dos mestrados. Partilhou a sua esperança de criar um “distrito de inovação” centrado no Técnico e estabelece a necessidade de adaptação face a novas tecnologias como a Inteligência Artificial.

O Reitor da Universidade de Lisboa, o Professor Luís Ferreira, aproveitou a ocasião para anunciar a abertura da renovada Cantina Social do IST [2] e para celebrar a abertura das novas residências universitárias[3]. Enfatizou também a importância de construir bases sólidas para o futuro, que possam ser aproveitadas pelas gerações vindouras.

É possível ver a cerimónia na íntegra no canal de YouTube do Instituto Superior Técnico [4].

[1] Tomada de Posse do Presidente do Instituto Superior Técnico (2024-2027)

[2] Cantina Social do IST reabre

[3] Inaugurada nova Residência na Cidade Universitária