Autoria: João Carriço (LEQ)
Recentemente, na Cantina Social do IST , foi introduzida a necessidade de apresentação de dois documentos de identificação – Cartão de Cidadão e Cartão de Estudante – para a aquisição da refeição social por parte dos estudantes. Esta semana, os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASUL) anunciaram um novo sistema digital que substitui a necessidade de apresentação de dois documentos por um QR code gerado no site dos SASUL.
Uma vez que a refeição social apenas se destina à comunidade da ULisboa, os SASUL depararam-se com a necessidade de verificar se quem a adquire pertence, de facto, à referida comunidade. Por esse motivo, em setembro de 2024, começou a ser requirido o fornecimento do número de identificação fiscal (NIF) para a aquisição da mesma.
Conforme relatado por Alice Pires, coordenadora do Núcleo de Alimentação, em entrevista ao Diferencial, cada vez mais utentes do Social, ainda que apresentassem cartões de estudante válidos, facultavam NIF pertencentes a indivíduos exteriores à ULisboa. Assim, a partir de 16 de dezembro de 2024, passou a ser solicitada a apresentação do cartão de cidadão e do cartão de estudante pelos operadores das caixas, por ordem dos SASUL. Esta nova exigência originou alguns constrangimentos como a formação de longas filas, um problema que já havia surgido em setembro.Com vista a evitar alguns destes constrangimentos, os beneficiários da refeição social apenas necessitarão, a partir do passado dia 13 de janeiro, de apresentar um QR code, através da autenticação no website móvel dos SASUL, conforme explícito em folhetos entregues aos utentes do Social.

Pedro Simão, Administrador dos SASUL, já havia referido, em entrevista ao Diferencial, a ideia da apresentação de um QR code que debitasse automaticamente o custo da refeição social na conta bancária do utente, quando foi questionado relativamente à implementação da necessidade de apresentação do NIF, com vista a solucionar o problema das filas.
Nos dois primeiros dias de implementação, notaram-se algumas conturbações. Para além de alguns erros informáticos de autenticação no website, houve relatos de longas filas, tendo estado, esta terça-feira, dia 14 de janeiro, presentes funcionários dos SASUL para auxiliar no processo.